O clima de Páscoa, data que se celebra em duas semanas, no dia 12 de abril, foi quebrado pela pandemia de coronavírus. E com as restrições impostas pelos governos no funcionamento dos estabelecimentos, as vendas estão praticamente paradas. Em Caxias, as feiras de Páscoa não estão sendo realizadas porque o serviço não é considerado essencial pelo decreto municipal.
Cátia Regina da Costa é uma das empreendedoras na cidade que está com as portas fechadas. A loja no Centro vende chocolate o ano inteiro, mas é neste período que as vendas crescem. Para tentar minimizar as perdas, Cátia está planejando adotar sistema de telentrega dos produtos. Ela ainda precisa analisar qual a melhor forma de entrega para não acabar danificando o chocolate.
— Foi tudo muito de surpresa. A gente via o vírus nos outros países, mas não achava que ia chegar tão rápido aqui — diz.
Conforme Cátia, a orientação da Florybal, fábrica que fornece os produtos vendidos por ela, é esticar as vendas, fazendo uma espécie de Páscoa pós Páscoa. Para a comerciante, se for permitida a abertura das lojas na segunda semana de abril, já será um alívio — historicamente, a semana da Páscoa é a melhor em vendas.
— Mas com certeza não vai ser como nos outros anos — lamenta.
Conforme o representante da Florybal em Caxias, Elton Comerlato, são pelo menos 10 feiras da marca na cidade e todas fechadas. Ele não tem informação de que alguma delas esteja vendendo pela internet e realizando entregas a domicílio. Sem a venda dos chocolates, ele também acaba prejudicado, já que não tem estoque para repor:
— Dá pavor, mas estou esperando para ver o que vai acontecer. A expectativa é de que libere a abertura logo.
Para os moradores de Gramado e Canela, a Florybal faz telentrega.
PARA VENDER ESTOQUE
Para driblar a crise, estabelecimentos têm adotado algumas estratégias que vão além do delivery. A confeitaria Docivete, por exemplo, está com promoção em todos os produtos de Páscoa. Biscoitos de mel decorados e ovos de açúcar estão com 40% de desconto. A intenção é vender o que ainda está na loja e só voltar a produzir caso a situação se normalize.
— Se continuar assim, não vou produzir mais, porque se invisto e não sai? — teme Ivete Maria de Oliveira, proprietária da confeitaria.
Outros produtos, como bolo, estão sendo feitos, mas em pouca quantidade. Ivete tem priorizado as encomendas, pela certeza de saída. Ela liberou os nove funcionários neste período e só entrega pedidos feitos pelas redes sociais, no balcão ou a domicílio:
— É preocupante, não se sabe até onde vai.
A expectativa de crescimento nas vendas de Páscoa deste ano, de acordo com pesquisas do segmento, era de 5% a 10% no país.
DICAS DO SEBRAE
O Sebrae elaborou sugestões específicas para confeitarias, que podem ser adotadas para reduzir as perdas com a pandemia do coronavírus.
Cuidados financeiros
O momento pede que empreendedores revejam seus gastos e cuidem do controle do fluxo de caixa. Repense expectativas de vendas, evitando compras desnecessárias, inclusive para o período da Páscoa. Se necessário, reduza sua oferta (mix) de produtos, trabalhando apenas com aqueles que garantem boa margem de lucro, priorizando liquidar o estoque acumulado e não fazer compras arriscadas.
Cuidados com a produção
Todo estabelecimento de alimentação deve cumprir as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e manipulação de alimentos. No cenário atual, as BPFs devem ser revistas e implementadas por completo, conforme estabelece a RDC Anvisa nº 216/04.
Cuidados com a saúde
Esteja atento à sua saúde e à das pessoas ao seu redor, seja sua família, fornecedores ou clientes. Respeite as distâncias e oriente todos sobre as cautelas necessárias.
Repensando o modelo de negócio
Se a empresa trabalha com um ponto fixo, a alternativa para driblar a falta dos clientes é investir imediatamente nas mídias sociais, nas plataformas de comércio eletrônico e nos aplicativos de entrega.
Oportunidades para confeitarias
O momento é mais propício para produtos que sejam protegidos (embalados individualmente). Alimentos a serem compartilhados são um possível foco de contaminação. A confeitaria apresenta muitos produtos de tamanhos menores, e apostar nessas opções, embalando-as individualmente, é uma oportunidade. Nessa linha de produtos entram brownies, cupcakes, pão de mel, docinhos, bolo de amanhã, bolo no pote, dentre outros.