A instalação de um porto no Litoral Norte tem o apoio do governo do Estado, desde que ele não conte com recursos públicos. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Ruy Irigaray, o Executivo estadual fará, inclusive, esforços para viabilizar o empreendimento, como facilidade para licenciamentos:
— Somos favoráveis a qualquer tipo de investimento privado. Da nossa parte, vamos fazer de tudo para facilitar os investimentos, caso hajam. Não tem como o governo participar (com dinheiro). O governo tem outras prioridades.
Leia mais
Arroio do Sal poderá quadruplicar orçamento com novo porto, afirma prefeito
Saiba quais são as possíveis áreas para implantação do porto de Arroio do Sal Arroio do Sal é a cidade escolhida para receber porto do Litoral Norte
Embora apoie a iniciativa, o governo ainda não foi procurado por nenhum dos que estão à frente da condução do projeto. Irigaray participou de uma audiência pública em maio sobre o assunto e já havia manifestado concordância com a proposta. Mas, depois disso, não foi mais contatado. Oficialmente, o governo não sabe que a cidade escolhida foi Arroio do Sal e que há duas possíveis áreas.
Sem conhecer o projeto, o secretário prefere não comentar como o governo poderá resolver demandas que a instalação de um porto irá criar — melhorias na Rota do Sol, por exemplo.
O anúncio da cidade escolhida para receber o porto foi feito em 26 de agosto. O empreendimento pode ser implantado entre a praia de Rondinha e a área central de Arroio do Sal ou próximo ao balneário de Arroio Seco.