Na primeira vez que uma convenção libera a abertura do comércio de Caxias do Sul com a contratação de comerciários, a adesão dos estabelecimentos é parcial. De acordo com o Sindilojas, que recebe os certificados das lojas que abrem com mão de obra, 30% do comércio aderiu a abertura no feriado desta Sexta-Feira Santa (19) e do domingo de Páscoa e de Tiradentes.
Este percentual inclui as lojas de shoppings. De acordo com a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, os centros comerciais foram os que mais aderiram à abertura. Considerando apenas o comércio de rua, o índice é menor, de 10%. Idalice destaca que lojas de bazar que comercializam chocolates e itens relacionados à Páscoa, e peixarias, estão abertas, mas lojas do ramo de vestuário, por exemplo, optaram pelo fechamento.
O dia de maior movimento é esperado para este sábado, data que não é considerada feriado. O domingo pode ter até maior movimentação do que nesta Sexta-Feira Santa, segundo expectativa de lojistas repassada ao Sindilojas. Conforme Idalice, a abertura no feriado religioso é considerada a mais polêmica pelos comerciantes em relação ao retorno obtido.