A forte chuva de granizo ocorrida na tarde deste sábado (13) ocasionou perdas em propriedades rurais no interior de Caxias do Sul e de Farroupilha. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias (STR Caxias) e o escritório regional da Emater ainda não possuem levantamento sobre a quantidade de agricultores afetados pelo temporal, mas confirmam que existem registros de danos em áreas de frutas como caqui e kiwi nos dois municípios.
Leia mais:
Entenda o que pode ter ocasionado o forte granizo de sábado, em Caxias
Domingo é dia de consertar telhado, retirar árvores das ruas e restabelecer a luz em Caxias depois da tempestade
Número de casas danificadas pelo granizo em Caxias do Sul chega a 180
Em Caxias do Sul, o granizo foi registrado em poucos locais do interior. A comunidade da Sexta Légua foi a principal afetada, segundo o presidente do STR Caxias, Rudimar Menegotto. No local, produtores estavam em meio à safra do caqui e da maçã fuji. No entanto, até o momento, está confirmado prejuízo somente no caqui.
- Os casos de produtores afetados foram pontuais, mas com estragos grandes. O granizo foi fino, mas acompanhado de vento forte e isso foi o que mais fez o dano – destaca Menegotto.
O produtor Carlos Scariot perdeu mais da metade de sua safra de caqui por conta do mau tempo. Ele calcula que cerca de 50 toneladas da fruta não poderão ser colhidas em função do granizo que caiu em sua propriedade em São José da Sexta Légua, no interior de Caxias.
- O caqui estava pronto para colher. Ia começar a embalar (as frutas) amanhã (segunda-feira). Eu nunca tinha visto um vento tão forte – lamenta Scariot.
A chuva de pedra também afetou agricultores no distrito de Vila Jansen, em Farroupilha. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater de Caxias Enio Todeschini áreas com caqui e kiwi foram atingidas na localidade, mas ainda não se sabe o tamanho da perda. Todeschini ainda não se descarta a possibilidade de que venham a ser contabilizados danos em propriedades em outros municípios da região como Bento Gonçalves e Garibaldi.