Num período de apenas 30 dias, Bento Gonçalves foi palco de pelo menos três grandes eventos. Duas feiras e um congresso atraíram cerca de 300 mil pessoas e incrementaram em R$ 50 milhões a economia da capital do vinho. Mesmo tendo como carro-chefe a indústria e o setor moveleiro, o turismo de eventos se tornou fundamental para o município. No primeiro trimestre do ano, 10% da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) foi de eventos e feiras. Este índice, no entanto, pode saltar para 40% num mês como o de junho, em que a agenda permaneceu lotada. Em 2017, a arrecadação do imposto pelas atividades econômicas do turismo passou dos R$ 2,4 milhões.
O Congresso Latino-Americano de Enoturismo que se encerra neste sábado no Vale dos Vinhedos atraiu 250 participantes de outros estados do país, da Argentina, Portugal, Uruguai e Estados Unidos. Mais de 10 mil passaram pela Transposul _ Feira e Congresso de Transportes e Logística, que aconteceu esta semana e deixou uma estimativa de negócios de R$ 150 milhões.
E a ExpoBento, realizada na primeira quinzena do mês, atraiu 209 mil pessoas e gerou R$ 40 milhões. Sem contar o dinheiro que estes visitantes deixam nos hotéis, restaurantes, atrações turísticas e comércio local e os eventos de menor porte que acontecem diariamente nos centros de convenções dos hotéis.
— O turismo de negócios se tornou fundamental para o desenvolvimento de Bento Gonçalves — revela Gilberto Durante, vice-presidente da Fundaparque e conselheiro do Bento Convention Bureau.
Além dos belos cenários, qual o segredo para conseguir atrair tantos turistas? Em Caxias do Sul, a natureza também foi generosa com paisagens de tirar o fôlego. Mesmo assim, este ano só tem uma feira programada nos pavilhões da Festa da Uva, a Mercopar.
A resposta das lideranças de Bento Gonçalves está na ponta da língua.
— Foco e planejamento — resume Durante.
O secretário municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto, informa que o trabalho é de construção contínua junto à comunidade. Ou seja, mesmo em época de baixa temporada na área do Turismo, as feiras e congressos mantêm a movimentação em vários setores da cidade. No site oficial de Bento estão programados cerca de 1,5 mil eventos por ano. Além disso há grupos de pessoas que trabalham com o objetivo de captar eventos para o município.
— É uma receita autossustentável e uma economia limpa — destaca o secretário.
QUANTO GASTAM OS TURISTAS POR DIA
* O ticket médio gasto por cada turista que se hospeda em Bento Gonçalves é de R$ 428 por dia
* Para os que passam o dia na cidade o gasto é de R$ 120
Capacidade hoteleira esgotada
As redes de hotéis e restaurantes estão entre os mais beneficiados com a chegada de centenas de turistas por semana, independentemente da época do ano. Com a Transposul, por exemplo, a rede Dal´Onder passou a semana com a capacidade esgotada. Atualmente, o turismo de eventos representa mais de 30% da receita do setor hoteleiro, informa o empresário e dono dos hotéis Dal´Onder, Tarcísio Michelon.
Esse percentual, segundo ele, não foi conquistado com facilidade.
— É preciso tirar a bunda da cadeira e viajar para o centro do país e captar negócios para a nossa região.
Ele destaca que, atualmente, os hotéis tem suas próprias equipes para negociar a realização dos eventos na cidade. E é necessário planejamento.
— É preciso trabalhar dois anos à frente — ensina.
Outro ponto destacado por Michelon é formar parceria com as mais diversas associações de categorias profissionais.
— Seminários e congressos com especialistas de saúde, por exemplo, então entre os filões dos negócios — alerta o empresário.
Wine South America
A Wine South America é o grande evento de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Faltando três meses do início da feira, 80% dos espaços voltados ao segmento vitivinícola, o principal da mostra, estão comercializados, sinalizando para o sucesso da proposta em promover o vinho brasileiro para o mundo.
O bom desempenho é mérito do engajamento do setor, que tem abraçado a proposta do encontro de negócios. São grandes vinícolas, pequenas e familiares que percebem a Wine South America como a vitrine para se aproximarem de compradores, importadores, enófilos e outros profissionais da área.
A Wine South America 2018 _ Feira Internacional do Vinho, será realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre os dias 26 e 29 de setembro, para promover o consumo e a comercialização dos produtos da indústria sul-americana de vinhos, especialmente brasileira.
Promovida pela Milanez & Milaneze, subsidiária da Veronafiere, realizadora da Vinitaly _ empresa italiana especializada em eventos de negócio, a Wine South America tem expectativa de integrar 250 expositores nos pavilhões do Parque de Eventos, atraindo cerca de 10 mil visitantes. Também abrirá espaço para produtores de café, destilados e olivicultores.
Entre os visitantes, são aguardados empresários, compradores, distribuidores, enólogos, sommeliers, enófilos, pesquisadores e estudantes. Além das novidades levadas pelos expositores, haverá uma programação com cursos, seminários e degustações. Outras informações sobre a feira podem ser obtidas em http://www.winesa.com.br