A Pesquisa Persona, sobre quem são e o que pensam os gaúchos, foi apresentada na manhã desta sexta-feira na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Claudio Toigo Filho, CEO de Mídias do Grupo RBS, e Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, trouxeram, com recortes do Nordeste Gaúcho, números que traduzem o comportamento de mais de 1,8 mil entrevistados do Estado em levantamento encomendado pelo Grupo RBS à empresa Consumoteca.
O estudo aponta que um terço dos entrevistados se insere no modelo classificado como gaúcho fiel: que tem orgulho de ser do Rio Grande do Sul, dá importância às tradições, à religião e se sente diferente dos nascidos em outras regiões do país. Confira abaixo os demais perfis e faça o teste para saber em qual você de encaixa.
Os 5 tipos de gaúchos
Fiel (35%): Fortemente influenciado pelas tradições regionais e religiosas. Prega o tradicionalismo e o nativismo como princípios gaúchos.
Raiz (14%): Ligado às tradições, porém dissociado da religião. Os costumes tradicionalistas fazem parte do seu cotidiano.
Não praticante (24%): Reconhece as tradições e sua importância, mas não as pratica no dia a dia.
Exportação (14% ): Orgulha-se de ser gaúcho, mas não por conta das tradições. O orgulho vem do jeito de falar e dos valores éticos. Projeta seu futuro para fora do Estado.
Desapegado (13%): Rejeita as tradições e não as vê como elementos importantes na identidade do gaúcho atual.
Leia também:
Pesquisa mostra quem são os gaúchos da Serra