Para tentar driblar a queda nas vendas, favorecida pela economia desaquecida que o país enfrenta, o comércio de Caxias do Sul tem aderido a promoções fora de época. A dois meses do fim do inverno, muitas lojas já oferecem grandes descontos em produtos da estação. As liquidações são opções para aquecer o movimento, que segue sem sinais de melhora.
Nos shoppings e no comércio mais central, como na Avenida Júlio de Castilhos e na Rua Sinimbu, não faltam anúncios que enchem os olhos: são descontos que variam de 30% a 70%. Algumas lojas ainda oferecem mais ofertas em produtos de coleções passadas, para queimar de vez os estoques.
– As vendas estão paradas, por isso a saída que encontramos foi antecipar as promoções. Mesmo que as previsões do tempo mostrem que ainda vai vir mais frio, mudamos a estratégia para encarar o situação – conta Paloma Merlo, que há três anos trabalha em uma loja de vestuário.
Com a baixa nas vendas, já que cerca de 15 mil pessoas foram demitidas nos últimos 12 meses em Caxias, o comércio ainda enfrenta um período de manutenção e cautela.
– Não podemos fazer grandes manobras para restabelecer o setor, mas estamos sempre em busca de melhores negociações com os fornecedores para oferecer produtos de qualidade e com bom preço – afirma a gerente Séfora Bulla Paviani.
Na tarde de sexta-feira, as ruas centrais estavam lotadas de pedestres e as lojas, vazias. Apesar do esforço dos lojistas para recuperar o prejuízo, o movimento está muito aquém do esperado. As pessoas olham a vitrine, se interessam pelos descontos, mas não compram. A prioridade ainda é economizar e só comprar o que for realmente necessário.
Para quem depende das vendas, a expectativa é que a oferta de condições melhores traga o público para dentro das lojas.
– O vestuário é um setor que tem uma circulação considerável. Fazemos sempre o possível para movimentar a economia da cidade, mas ainda não tivemos um bom retorno. Também não sabemos quando o setor vai melhorar. Seguimos na luta – diz Séfora.
Novas campanhas para atrair o público
Na tentativa de atrair o público, redes de lojas optam por lançar novas campanhas. É o caso do Magazine Luiza, que lançou na sexta-feira o "Detona Preço". A promoção relâmpago, que já encerra neste sábado, oferece descontos em todos os produtos, além de facilitar a negociação no parcelamento.
– O momento atual que o comércio enfrenta, pede novos movimentos, novas ofertas. A gente precisa chamar a atenção das pessoas e oferecer vantagens nas compras. Ficar parado é o que não pode, precisamos nos adequar à situação – explica Paula Cristina Kubicke, gerente adjunta da loja em Caxias.
Nos eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, os descontos chamam a atenção. Diversas lojas do setor chegam a oferecer descontos de 50% à vista e opção de pagamento em até 15 vezes, com juros baixos.
– Nesta hora, vale a pena caminhar e pesquisar. O mesmo produto oferecido em lojas diferentes, tem uma boa diferença de valor. A ideia é que as pessoas permaneçam economizando, mas não parem de comprar – diz Paula.
CONFIRA ALGUNS DESCONTOS
Bota - de R$ 278 por R$ 139
Calça - de R$109,90 por R$ 59,90
Casaco - de R$ 528 por R$ 317
Jaqueta - de R$ 179 por R$ 99
Malha - de R$ 168 por R$ 99
Tênis - de R$149 por R$ 99,90
Ar condicionado (quente e frio) - de R$1.499 por R$1.098
Cadeirinha para carro - de R$ 799 por R$ 499
Refrigerador - de R$ 2.999 por R$ 1.999
Sofá (3 lugares) - de R$1.190 por R$ 722
Lojas consultadas: Magazine Luiza, Bulla, Via Homem e Via Mulher