A RGE repassou neste domingo, dia 1º, um aumento de 35,5% na conta de luz para os clientes em 264 municípios da Região Nordeste, incluindo Caxias do Sul. A alta na fatura atinge 1,4 milhão de consumidores. O reajuste tarifário extraordinário foi autorizado na sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A RGE informa que os recursos vindos com as novas tarifas serão usados para cobrir a expansão das despesas com encargos setoriais e com a compra de energia. A empresa argumenta que o aumento reflete o forte crescimento das despesas da concessionária com a compra de energia da usina Itaipu, que é cotada em dólar, e dos leilões de energia.
Além disso, as novas tarifas irão incorporar a cota 2015 do encargo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que sofreu significativo acréscimo sobre o ano passado.
Mas o consumidor precisa preparar o bolso, pois em 19 de junho a RGE passará pelo seu reajuste tarifário anual, previsto em seu contrato de concessão, podendo repassar para as tarifas dos clientes a adaptação dos custos vigentes.
As outras duas principais distribuidoras no Rio Grande do Sul também subiram desde domingo a tarifa: de 21,9%, caso da CEEE, e de 39,5%, pela AES Sul.
A revisão tarifária extraordinária para essas empresas no Estado e para as distribuidoras no restante do país foi aprovada pela Aneel em razão da falta de chuva e da necessidade de comprar energia de termelétricas, cujo custo é mais alto.