O suco de uva agrada cada vez mais ao paladar dos brasileiros. E existe produto no mercado para diferentes gostos, desde os integrais comuns aos orgânicos, do tinto ao branco e até os obtidos com uvas viníferas, usadas na elaboração de vinhos finos.
No caminho inverso ao do mercado do vinho, o consumo de sucos cresceu em grandes percentuais, principalmente nos últimos 10 anos. Em 2013, a comercialização do produto foi cerca de 40% superior a de 2012. O suco de uva integral, aquele que é 100% fruta, sem adição de água, açúcar ou conservantes, é um dos principais responsáveis pelo sucesso da bebida. Comparando 2003 com 2013, a comercialização aumentou 1.920%. Ele é o carro-chefe do segmento, que abrange tanto os tintos, rosados, brancos e até os orgânicos (sem agrotóxicos). O tinto domina a preferência, mas o branco e o rosado apresentam crescimentos que atingem percentuais gigantescos a partir de 2006.
- A gente percebe que as pessoas estão mais preocupadas em ter uma vida saudável. O suco 100% uva tem tantos benefícios à saúde quanto o vinho. A gente fala que é ele democrático, pode ser consumir dos seis meses de idade até a vida inteira - comenta a diretora de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan.
A Casa Madeira, de Bento Gonçalves, criou em 2011 a primeira safra de suco varietal, elaborada com uvas Moscato e Cabernet Sauvignon. São variedades utilizadas em vinhos finos, já que para bebidas não alcoólicas são destinadas as variedades comuns. O resultado é um produto mais sofisticado. Com o pioneirismo, a Casa Madeira possibilitou mais uma opção para o consumidor.
- Os sucos varietais são a alternativa perfeita para quem aprecia bons rótulos, mas tem restrições a bebidas alcoólicas. A apresentação elegante também se destaca, chamando atenção para quem busca sofisticação em um produto saudável. Os sucos são safrados com o ano de produção das uvas, assim como os melhores vinhos - diz a diretora comercial do Grupo Famiglia Valduga, Juciane Casagrande. O produto representa 8% das vendas da empresa, que produz também suco integral com as uvas Isabel e Bordô, variedades comuns. Em média, a bebida com uvas viníferas custa de 40 a 60 % mais caro. Em julho do ano passado, a Casa Madeira lançou um suco de uva enriquecido com fibras.
A Econatura, de Garibaldi, comercializa suco de uva orgânico desde a sua fundação, em 1996. Além da matéria-prima estar livre de agrotóxicos, o produto da marca Uva' Só é integral e elaborado só com a variedade Bordô. O mercado de orgânicos cresce 20% ao ano. Conforme a diretora comercial, Tamara Piccinini, os principais destinos são o Rio de Janeiro e São Paulo.
No Ponto Ecológico, em Caxias do Sul, que vende produtos orgânicos, a procura por suco livres de agroquímicos subiu cerca de 80%, em relação há cinco anos. Os orgânicos são cerca de 20% a 30% mais caros que os convencionais.
- No início não tinha tanta procura, mas agora o pessoal consome bastante - conta a proprietária, Rosane Rossi.
Em alta
Consumo de suco de uva cresceu 40% em 2013
O produto natural e integral é um dos preferidos do segmento
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