A data de vencimento da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Caxias será no dia 24 do próximo mês. Ao contrário de 2011, quando o vencimento da cota única foi esticado para março em razão de mudanças na legislação no mês de dezembro, esse ano o imposto volta a vencer em fevereiro para quem optar pelo pagamento de uma só vez. A prefeitura deve começar o envio dos carnês do IPTU na última semana de janeiro.
De acordo com o secretário da Receita, Ozório Rocha, o reajuste de 6,26% é resultado de uma média feita com os acumulados do ano de três indicadores de inflação: o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). A expectativa é que cerca de 73% dos contribuintes paguem o imposto em cota única.
Para quem está em dia com o município o desconto é de 15%. Já para aqueles que estão em dívida até 31 de dezembro o desconto passa a ser de 10%. O pagamento pode ser feito, ainda, parcelado em seis vezes. A data do primeiro vencimento, nesse caso, é 10 de abril.
A estimativa do governo municipal é arrecadar R$ 60 milhões com o tributo, parte em razão do reajuste, mas muito mais em função do aumento do número de imóveis. Só no ano passado foram 6 mil novos cadastros. Conforme o secretário, os valores arrecadados com o IPTU não têm uma destinação única. A renda é utilizada em compromissos previamente agendados no ano anterior.
Leia mais na edição impressa desta terça-feira.