Lideranças do setor agrícola da Serra estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, na delegacia do órgão, em Porto Alegre.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, os participantes do encontro apresentaram o levantamento das perdas, com números e fotos dos prejuízos e uma lista de reivindicações.
Entre os pedidos, Schiavenin destaca medidas no sentido de garantir renda aos produtores atingidos - com a liberação de algum crédito emergencial a fundo perdido -, mais recursos para o seguro agrícola e ajuda para que os agricultores possam se prevenir de novas intempéries com telas e plásticos antigranizo.
Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de Caxias do Sul, Nestor Pistorello, um dos resultados do encontro foi a liberação da renegociação das dívidas para os produtores que têm financiamentos bancários. O prazo normal de dois anos para a quitação foi alongado para até cinco, com negociação caso a caso entre o produtor e o banco, conforme a situação financeira do agricultor.
Outra boa notícia, segundo Pistorello, é a criação de um programa para o financiamento de telas de proteção, com juros subsidiados pelo governo e prazo de dez anos, que deve estar disponível para a próxima safra.
Leia mais na edição impressa deste final de semana.
Economia
Ministro libera renegociação das dívidas dos agricultores atingidos pelo granizo
Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira na delegacia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na capital gaúcha
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: