A tensão, o suspense e o nervosismo, que começaram na quinta-feira durante a formação do grid de largada, só terminaram quando a 78ª edição das 24 Horas de Le Mans estava próxima do fim. Com os sucessivos problemas dos carros da Peugeot (largaram nas quatro primeiras posições), os três Audi R15 reconquistaram a hegemonia da prova, perdida no ano passado para a marca francesa. A Audi, vencedora em oito vezes oportunidades em 10 anos, repetiu a festa de edições anteriores, com os três carros cruzando a linha de chegada praticamente juntos.
Os Peugeot largaram na frente, na tarde de sábado, avançaram pela noite e, quando o domingo amanhecia, o Peugeot número 2, de Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Nicolas Minassian, abandonou a prova, deixando a liderança para o R15 Plus TDI de Mike Rockenfeller , Romain Dumas e Timo Bernhard - o trio mais jovem da Audi -, que completaram 397 voltas pelo circuito de 13.629 metros.
Antes da largada, uma solenidade com a presença do presidente da FIA, Jean Todt, com desfile dos 56 carros e 167 pilotos e execução de parte dos hinos de 14 países, inclusive o do Brasil, a partida da prova ocorreu junto ao clássico relógio Rolex, pontualmente às 15 horas de sábado. Le Mans é a prova de longa duração mais famosa do mundo.
A equipe Strakka venceu na categoria LMP2, com Danny Watts/Jonny Kane/Nick Leventis, completando 367 voltas. O brasileiro Thomas Erdos ficou em terceiro nessa categoria, pilotando uma Lola ao lado de Andy Wallace e Mike Newton. Gabriele Gardel, Jullien Canal e Roland Berville venceram na GT1 com um Saleen. Já na GT2, a vitória foi do Porsche 997, de Marc Lieb/Richard Lietz/Wolf Henzler, com 338 voltas.
Duas equipes chamaram a atenção por ter ex-pilotos de Fórmula-1, a do inglês Nigel Mansell, que participou com seus filhos Greg, de 22 anos, o mais jovem participante das 24 Horas, e Leo, de 25 anos, e a de Giancarlo Fisichella, Jean Alesi e Mats Wilander. O brasileiro Augusto Farfus terminou na sexta posição e em 19º na classificação geral, enquanto Jaime Melo Jr. abandonou a prova com problema na Ferrari da equipe Risi.
* Gilberto Leal viajou a convite da Audi do Brasil
![Fred Tanneau / AFP Fred Tanneau / AFP](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/8372657.jpg?w=700)