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Depois de sofrer com a redução de IPI para carros zero quilômetro, o mercado de usados começa a ganhar fôlego desde o fim do benefício tributário, em 31 de março. A partir do início de abril, as revendas de seminovos passaram a registrar alta na procura por modelos de segunda mão.
Sócio de uma revenda independente na Capital, Rafael Bonugli comemora entre 10% e 15% a mais nas vendas desde a segunda quinzena de abril, quando começaram a ficar escassas nas concessionárias as unidades novas com preço antigo.
A recuperação veio depois de uma retração nos primeiros dias pós-IPI, segundo Silvio Iost, gerente de vendas da Markas Veículos. Mas a demanda maior não deve provocar uma alta nos preços dos seminovos. Com a maior parte dos negócios baseada nos usados, as revendedoras independentes têm no fim do IPI esperança de redenção definitiva dos negócios, segundo o presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Ilidio dos Santos. Até o final do ano, a entidade projeta crescimento de 15%, superando a marca de 9 milhões de unidades negociadas em 2009:
- Em 2008 foram pouco mais de dois usados para cada novo. Agora podemos vender até o triplo do volume.
Fim do desconto para carros novos causou contratempos
Entre as concessionárias das montadoras, o ânimo com a venda de usados é menor. As quatro principais marcas consultadas por Zero Hora relatam manutenção nos patamares de vendas de seminovos, que até março eram favorecidos pelo movimento em alta nos saguões cheios de consumidores atraídos pelo IPI reduzido. A estabilidade ajudou a amenizar a queda nos negócios das lojas credenciadas: em abril, as vendas de novos recuaram 22,37% sobre o resultado de março.
Mas, apesar de ajudar na comercialização de usados, o fim do IPI também trouxe contratempos: a retração no mercado de zero quilômetro derrubou a oferta de seminovos, já que as lojas abastecem seus estoques com os veículos incluí­dos como parte do pagamento pelos compradores de unidades novas.
- Antes era possível manter o estoque comprando em Porto Alegre. Agora, é preciso recorrer às revendas da Região Metropolitana - conta Bonugli.
Comércio em alta
USADOS
Números do mercado de automóveis e comerciais leves em 2010:
Mês Unidades Vendidas Crescimento 2009 Usados/novos
Janeiro 556.107 + 14,89% 2,8
Fevereiro 501.702 + 13,09% 2,4
Março* 674.541 + 19,16% 2,0
Abril 667.012 + 24,95% 2,5
NOVOS
Mês Unidades vendidas Crescimento sobre mesmo mês de 2009
Janeiro 201.744 + 6,12%
Fevereiro 211.375 + 10,45%
Março* 337.378 + 29,27%
Abril 261.922 + 16,72%
* Último mês com redução de IPI para carros novos Fonte: Fenabrave. Dados se referem apenas a concessionárias das montadoras, não incluindo revendas independentes.