Concessionárias de automóveis da Capital estão registrando movimento acima da média nesta quarta-feira (31) graças ao movimento de consumidores que correm para fechar a compra de um carro no último dia de vigência da redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O benefício garante descontos de até 5% no valor dos veículos.
Segundo gerentes de vendas de lojas das quatro principais marcas ouvidos por Zero Hora, o volume de clientes presentes é pelo menos 50% superior ao normal para uma quarta-feira e o volume de negócios fechados representa até o triplo da média para o período.
Isso ocorre porque a maioria dos consumidores que estão visitando as lojas hoje já chega decidido a fechar a compra. É o caso do advogado Milton de Oliveira e a esposa Bernadete de Oliveira, de Porto Alegre, que hoje bateram o martelo sobre a
compra de um carro novo nesta quarta-feira para aproveitar o desconto de 5% no seu carro novo, uma Zafira 2.0.
- Eu vinha adiando a compra, mas hoje decidi fazer o negócio - conta Milton.
Embora superior à média, a procura por automóveis nas lojas já é inferior ao registrado até o final da semana passada, quando o apelo dos últimos dias do desconto do IPI provocou movimento recorde nos saguões das revendas.
Com o fim do redução do IPI a partir desta quinta-feira, apenas os carros que já estavam em estoque nas concessionárias até o fim do dia de hoje ainda serão vendidos com preço menor. A perspectiva dos lojistas é de que os modelos com valores antigos permaneçam disponíveis por no máximos 20 dias, principalmente as versões mais completas.