Na 4ª edição do Caxias Soul Duetos, a Praça Dante Alighieri será palco para arte e música, entre os dias 14 e 17 de novembro. A programação é gratuita e busca reunir artistas locais e nacionais.
Todas as apresentações se iniciarão às 19h30min. Na quinta-feira (14), as cantoras Tatiéli Bueno, com sua música regional gaúcha urbana e influência latino-americana e MPB, e a porto-alegrense Tati Portella, ex-vocalista da Chimarruts, se unem para uma performance exclusiva. A noite terá abertura com a esquete teatral O Circo da Rarley, com a atriz Odelta Simonetti.
Na sexta-feira (15), o bonequeiro Nelson Haas abre a noite de espetáculos com a peça Gaúchos. Depois, será a vez das apresentações de Yangos, referência na música instrumental sul-brasileira com presença de ritmos como milonga e chamamé, e Poetas e Boêmios, grupo de pop rock de Vacaria.
No sábado (16), o grupo de rock Os Bardos da Pangeia, de Bento Gonçalves, divide o palco com o show UltraKids, projeto especial da banda Ultramen para crianças, com clássicos da discografia da banda e releituras de conhecidas canções infantis.
O último dia de apresentações, domingo (17) terá show de rock alternativo da banda Bob ShuT, de Caxias, e DeFalla, de Porto Alegre, com influências do pós-punk.
Durante os shows, a Praça Dante também recebe uma feira com expositores da região, incluindo opções gastronômicas. No dia 14 de novembro, por exemplo, o artista visual Gustavo Gomes customizará peças para distribuição gratuita de lembranças ao público.
Além da agenda de apresentações, o Caxias Soul Duetos também promove oficinas e workshops de capacitação para agentes culturais. A programação completa está disponível nas redes sociais do projeto.
— Além da música, com shows e ações de capacitação, também queremos gerar uma conversação entre agentes culturais. Acredito que, ao introduzir as artes cênicas entre as atividades, logo vamos ter abertura para outras manifestações, como a dança. O teatro em Caxias do Sul sempre teve muita força, então vemos como uma oportunidade de envolver esse universo artístico — afirma o organizador do projeto, Jorge de Jesus.