Durante um mês, a partir desta segunda-feira (28), arte, cultura, música e teatro ocuparão espaços públicos e privados de Caxias do Sul. É o Festival Caxias Soul Duetos, que chega a sua 4ª edição.
Com a premissa de reunir artistas locais e nacionais, em uma programação que descentraliza a música em diversas vertentes, o festival terá apresentações em duetos de Tatiele Bueno e Tati Portela (14 de novembro); Yangos e Poetas e Boêmios (15 de novembro); Bardos da Pangeia e Ultramen (16 de novembro); e Bob Shut e De Falla (17 de novembro), na Praça Dante Alighieri.
Durante os shows, a Praça Dante também recebe uma feira com expositores da região, incluindo opções gastronômicas. No dia 14 de novembro, por exemplo, o artista visual Gustavo Gomes customizará peças para distribuição gratuita de lembranças ao público.
Troca de experiências
De acordo com o proponente do projeto, Jorge de Jesus, conhecido também como DJ Mono, após anos trabalhando no mercado cultural, ele percebeu a necessidade de proporcionar ao público caxiense um festival que apresentasse atrações de fora e daqui da cidade.
— Eu tinha contato fácil com essas bandas de Porto Alegre. Os duetos aconteceram porque Caxias é o nosso local, é a minha cidade, eu amo ela. E o dueto veio para pegar essas bandas, que tinham uma carreira consolidada, para virem trocar experiências com a gente. Sempre foi pensando em qualificar os músicos — explica Jorge.
Além das atrações musicais, o teatro também ocupará os palcos de Caxias. Nesta quinta (31), o Cênica Soul Duetos apresenta, a partir das 20h, no Ponto Coletivo, uma peça reunindo trabalhos da atriz Odelta Simonetti e do bonequeiro Nelson Haas.
— Além da música, com shows e ações de capacitação, também queremos gerar uma conversação entre agentes culturais. Acredito que, ao introduzir as artes cênicas entre as atividades, logo vamos ter abertura para outras manifestações, como a dança. O teatro em Caxias do Sul sempre teve muita força, então vemos como uma oportunidade de envolver esse universo artístico — afirma Jorge.
Atividades de capacitação para a comunidade
Com financiamento do Pró-Cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Lei Paulo Gustavo, o projeto também oferecerá atrações gratuitas voltadas para capacitação da comunidade. Estão previstos workshops, cursos e palestras ministrados por diversos profissionais.
Entre os destaques (veja a programação completa abaixo), está o workshop com o guitarrista caxiense Sasha Z e Márcio Petracco, multi-instrumentista, cantor e compositor de Porto Alegre, que fez parte de bandas como TNT e Cowboys Espirituais. Será na quarta-feira, 13 de novembro, no Sesc Caxias do Sul.
Programação completa
- Dia 13 de novembro: Workshop com Sasha Z e Márcio Petracco, às 19h30, no Sesc Caxias do Sul.
- Dia 14 de novembro: Shows de Tatiéli Bueno + Tati Portella, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri.
- Dia 15 de nomebro: Shows de Yangos + Poetas e Boêmios, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri.
- Dia 16 de novembro: Shows de Os Bardos da Pangeia + UltraKids, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri.
- Dia 17 de novembro: Shows de Bob ShuT + DeFalla, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri.
- Dia 19 de novembro: Palestra com Sandro Roncatto, às 19h30, na FSG.
- Dias 20 e 21 de novembro: Curso com Pepe Pessoa, às 19h30, no Sesc Caxias do Sul.
- Dia 26 de novembro: Palestra com Mousés Stumpf, às 20h, na FSG.
- Dia 27 de novembro: Palestra com Ilton Carangacci, às 20h, na FSG.
- Dia 28 de novembro: Workshop com Zé Natálio, às 19h30, na Escola de Músca da UCS Caxias do Sul.