A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta nesta quinta-feira, às 20h, no UCS Teatro, um concerto especial, dedicado ao centenário de uma única obra. Mas certamente não é uma obra qualquer: trata-se de Rhapsody in Blue, clássico do compositor norte-americano George Gershwin (1898-1937).
Para tornar a noite ainda mais especial, a orquestra, sob a regência de Gilberto Salvagni, irá receber como solista convidada a pianista caxiense Olinda Allessandrini, um dos grandes nomes da música erudita no Estado.
A escolha pelo piano como instrumento de destaque vai de encontro à composição de Gershwin, que conecta este instrumento aos elementos das big bands de jazz, onde se destacam os instrumentos de sopro, e à linguagem da música de concerto. Por conta desta mistura, foi considerada uma composição inovadora e experimental para a época.
- Rhapsody é um encontro entre o Jazz, que é um estilo musical popular, com a música de concerto. Então essa música, ela é realmente singular dentro da história da música norte-americana, especialmente, porque ela juntou o Jazz à música clássica - destaca o gerente da Unidade de Música, Diego Lunelli.
O concerto tem entrada gratuita, sem necessidade de retirada antecipada de ingressos.