Em sua segunda semana, o 24º Caxias em Cena segue com uma programação diversificada, que aposta não apenas no talento de atores e atrizes, mas também em apresentações de músicos e bailarinos. Nesta quarta-feira, às 20h, quem for ao Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, poderá conferir performances de dança em dose dupla, com Pineal, da Cia. Matheus Brusa, e Recortes, do Grupo Experimental Cênica 8/UCS. A entrada é gratuita.
Pineal, que estreou no mês passado durante a Semana da Dança de São Paulo, com apresentação no MASP, é um ritual expressionista contemporâneo, em que a batida da música eletrônica possibilita ao elenco experimentar diferentes dinâmicas de movimento e corporeidade, como distorções, contorções, retrações, isolamentos, expressões e minimalismos. O roteiro segue uma cronologia semelhante à do ciclo da vida, desde o nascimento até a transição da consciência e decomposição da matéria.
- Este espetáculo marca a retomada da companhia após um recesso de cinco anos. Foi muito importante voltar ao palco em alto nível, num lugar que pode ser considerado um templo da arte, e fiquei muito feliz com a forma como Pineal foi recebido. Público e crítica fizeram muitos elogios à consistência da pesquisa e qualidade da produção, passando por trilha sonora, iluminação, cenografia, interpretação e coreografia - comenta Matheus Brusa.
Recortes, por sua vez, nasce de um movimento entre professores e alunos do curso de Licenciatura em Dança da UCS para desenvolver pesquisa em processos coreográficos. Esta iniciativa deu origem ao Cênica 8/UCS, grupo que nasce para participar de mostras, festivais e oficinas pelo estado. Neste espetáculo, que conta com direção cênica de Sabrina Manske e Rúdi Bortolotto, seis bailarinos apresentam, como o próprio título sugere, um excerto do resultado destas coreografias nascidas no âmbito acadêmico.
Também nesta quarta-feira, às 21h30min, no Espaço Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573, Exposição), a jovem atriz caxiense Videl Zuccolotto apresenta Carne Viva, um monólogo que adapta partes da obra Água Viva, de Clarice Lispector. Misturando poesia e música, sob a direção de Eduardo Matias, o texto de Videl traz reflexões sobre existência, identidade e o próprio fazer artístico como uma forma de estar no mundo. A entrada custa R$ 15 e R$ 10 (estudantes, idosos, professores e artistas).
O 24º Caxias em Cena segue até o próximo dia 18. A programação completa pode ser conferida em link na bio do perfil @caxiasemcena2024 no Instagram.