Com o objetivo de registrar e valorizar as experiências e técnicas de oito mestres artesãos locais, o projeto Mestres dos Tesouros Vivos surge como uma iniciativa para preservar e celebrar a tradição artesanal de Caxias do Sul.
Todo esse legado pode ser visto em uma exposição que pode ser visitada a partir de sexta-feira (13), a partir das 16h30min, no Espaço Cultural Antônio Caringi, localizado no Monumento Nacional ao Imigrante. A mostra ocorre em conjunto com a Semana do Crochê.
A pesquisa para a montagem da exposição foi conduzida pela artesã Genessy Gema Bertolini, a historiadora Ana Paula de Almeida e a economista e produtora cultural Flor Nieto Lynch, que exploraram as diversidade do artesanato caxiense.
Participam do projeto oito mestres artesãos:
- Ali Calbar Chaves,
- Alda Lorenzi,
- Geny Maria Gobbato,
- Irma Maria Bertollo Trevisol,
- Nicanor Alípio da Silva,
- Olívia Fortunati Giotti,
- Sandra Maria Braun Teixeira,
- Susete Roveda
O projeto Mestres dos Tesouros Vivos é uma realização da artesã Genessy Gema Bertolini, com financiamento da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul por meio do Edital Financiarte 01/2023, e produção cultural de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.
Programe-se
- O quê: Exposição Mestres dos Tesouros Vivos.
- Quando: abertura nesta sexta-feira (13), a partir das 16h30min. Visitação de terça a domingo, das 10h às 16h, até o dia 22.
- Onde: Monumento Nacional ao Imigrante - Espaço Cultural Antônio Caringi (BR-116, KM 40 - Bairro Petrópolis).
- Quanto: entrada gratuita.