A cada ano, a chegada da estação das flores traz consigo a Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que está em sua 18ª edição. Em Caxias do Sul, como parte desta programação, se inicia nesta terça-feira, no Campus 8 da UCS, o Seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão, seguido da abertura da exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias.
O seminário e a exposição marcam o início das comemorações pelos 20 anos do Instituto Bruno Segalla (IBS), a serem completados em outubro do ano que vem. Ao longo do dia, uma programação de palestras, workshop e mesas redondas irá jogar luz a diferentes aspectos da obra do escultor caxiense, com a participação de especialistas da área da museologia e educação patrimonial.
A exposição, por sua vez, permite ao visitante viajar pela história de Bruno Segalla, por suas pesquisas e ferramentas de trabalho, com foco nos seis principais monumentos de sua autoria que estão espalhados por Caxias: Instinto Primeiro (na Praça Dante Alighieri), Monumento aos Direitos Humanos (Câmara), estátua de Ana Rech (praça de Ana Rech), Jesus Terceiro Milênio - Reflexão (Parque da Festa da Uva), estátua do Padre Eugênio Angelo Giordani (largo da igreja de São Pelegrino) e busto do Dr. Henrique Ordovás Filho (Centro de Cultura Ordovás). Trata-se do pontapé inicial de um projeto que irá se estender pelos próximos meses, com diversas atividades voltadas, principalmente, para estudantes da rede pública.
- O objetivo do projeto Museus, Monumentos e Memórias é enaltecer a importância dos monumentos de Bruno Segalla para a cidade e a valorização da história que cada um deles representa, refletindo momentos importantes da cidade. Outra ideia é que o seminário possa resultar em estratégias para que os museus tornem-se espaços mais acessíveis, inclusivos e diversos. A exposição, por sua vez, também fará parte de uma série de oficinas de educação patrimonial que serão oferecidas a 10 turmas da rede pública de ensino, que terão visitas mediadas a todos os monumentos. Ao final, estas mesmas crianças e adolescentes farão uma oficina de arte que irá concluir este processo de construção de senso de pertencimento, identidade e cidadania - destaca a diretora do IBS e produtora cultural do projeto, Flor Nieto.
Bruno Segalla: Monumentos e Memória tem curadoria de Liliane Giordano, Ana Paula de Almeida e Mariana Duarte. Ambos os eventos são realizados com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e do programa Pró-Cultura RS, do governo do Estado, com apoio institucional da UCS.
PROGRAME-SE
O quê: Seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão e abertura da exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias
Quando: hoje, a partir das 9h
Onde: Campus 8 da UCS
Quanto: evento e visitação gratuitos (inscrição para o seminário pelo Sympla)
PROGRAMAÇÃO
8h45min: credenciamento
9h15min: palestra Bruno Segalla: Obra e Legado (Mariana Duarte)
10h30min: palestra IBS e o Projeto Museus, Monumentos e Memórias (Flor Nieto)
11h30min: Mesa Redonda - -Educação Patrimonial (Liliane Giordano, Antony Tessari e Geovana Erlo)
12h30min: almoço-Piquenique Primavera de Museus (por adesão)
14h: Mesa Redonda - Museus, Acessibilidade e Inclusão com Milena Eich, Roberta Spader e Doutorando. Ernani Viana Neto
15h: Workshop Tecendo Memórias (condução de Ana Paula Almeida)
16h30min:Palestra Educação Patrimonial (Maria Beatriz Pinheiro Machado)
17h30min: Visita Mediada à Exposição
19h: Abertura Oficial da Exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias