No ano de 2016 a jornalista caxiense Vera Damian embarcou numa viagem de 40 dias pela Índia, mais especificamente pelo Estado do Rajastão, região conhecida por ter preservado os traços culturais mais tradicionais que caracterizam o país asiático. Além do conhecimento, a imersão resultou numa série de fotografias que o público poderá conferir na exposição Poesia, Índia, que abre nesta quarta-feira no Campus 8, dentro da programação da 17ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul.
Com curadoria da mestre em fotografia e professora Liliane Giordano, o acervo destaca aspectos artísticos, arquitetônicos, culturais e religiosos do país mais populoso do mundo, onde vivem mais de 1,4 bilhão de pessoas. As imagens são acompanhadas por fragmentos de textos do poeta Rabindranath Tagore e do líder espiritual Mahatma Gandhi.
– Tenho uma imensa gratidão à Índia, por ter se feito presente na minha vida, de forma muito impactante. Não se passa um dia na minha vida sem que eu lembre do período que passei lá. Considero que a Índia é um grande aprendizado para toda pessoa que se disponha a conhecê-la, mas não é um aprendizado fácil: é muita gente, muito carro, muita espiritualidade, muito cheiro, muita vaca, muita afetividade, tudo lá é muito. Pensando na exposição, é interessante ver como a curadoria da Lili deu outros significados aos registros que fiz com o meu olhar de jornalista – comenta Vera.
Um diferencial da mostra é a escolha pelo suporte. Ao invés do papel, as 22 fotos foram impressas em tecidos de até 150cm x 100cm, através da técnica de impressão por sublimação. A escolha, segundo explica a curadora, contempla a identidade da Índia como pátria dos tecidos, dos tingimentos e estamparias e da exuberância das cores.
Sobre os painéis foram feitas intervenções com bordados livres e macramês pela artista/artesã Susete Roveda, integrante do grupo Imigrantes Della Montagna. Também os textos foram impressos em tecido com intervenções criadas pelo artista visual Ernani Carraro.