Dentro das comemorações pelo mês do orgulho LGBT+, a Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás recebe a partir desta sexta-feira a mostra “DISSIDENTES: é possível ter uma leitura diversa sobre o AMARP?”, que reúne obras de diversos artistas, sob a curadoria do artista plástico Rafael Dambros.
A coletânea reúne cerca de 30 trabalhos de diferentes décadas, produzidos em sua maioria por artistas caxienses, e pinçados do catálogo de mais de 1,3 mil obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul. Responsável pela pesquisa e pela seleção, Dambros destaca a busca por diferentes abordagens dentro da temática LGBT+, como a afetividade, a infância e a dupla identidade, trazendo artistas que não necessariamente sejam homossexuais, ou mesmo que caracterizem as obras dentro do tema:
_ São obras que permitem diversas leituras, e muitas delas podem parecer não tratar de questões de sexualidade se apreciadas sozinhas, mas no contexto e no conjunto da exposição elas ganham esta conotação. A ideia foi pegar cada obra pensando no que aquela imagem poderia contar dentro das diferentes camadas que envolvem a questão LGBT+.
A seleção passeia por diversas técnicas, como xilogravura, litogravura, colagem, desenho, pintura a óleo e acrílica, entre outras. Entre os artistas contemplados estão Viviane Pasqual, Sergio Lopes, Pedro Henrique Silva,Mozart Fernandes, Marcelo Monteiro, Luiza Fátima Corrêa, Icléia Cattani, Luci Barbijan, Francisco Stockinger e Verlu Macke. Também há uma obra do próprio Dambros que integrou a exposição Porn Pop, de 2014, na qual o artista fez releituras em pop art de fotografias de modelos nus do século 19.
DISSIDENTES foi selecionada pela Convocatória de Arte para compor o calendário de exposições de 2024 no Centro de Cultura Ordovás. Além da visitação presencial, a mostra pode ser conferida virtualmente pela plataforma digital da UAV. Todas as obras também oferecem uma experiência inclusiva, que pode ser acessada através de um QR code junto à ficha técnica de cada trabalho. A visita guiada, nesta sexta-feira, terá intérprete de Libras.
SOLIDARIEDADE
Quem for conferir a exposição irá encontrar um cartaz de uma campanha de doação de qualquer valor, através de chave Pix, para a Antra (Associação Nacional dos Travestis e Transexuais), que por sua vez irá destinar a entidades que apoiam a comunidade trans em cidades como Caxias do Sul, Guaíba, Rio Grande e São Borja. O Pix pode ser feito para a chave ajudatransrs@gmail.com.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição “DISSIDENTES: é possível ter uma leitura diversa sobre o AMARP?”, de vários artistas
Quando: nesta sexta-feira, às 19h. Visitação até 14 de julho, segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 14h às 22h.
Visitação virtual: https://sites.google.com/view/uavdigital
Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás
Quanto: visitação gratuita