Um dos ícones da imigração italiana na Serra Gaúcha voltou a abrir as portas para celebrações e visitas nesta semana. Após dois anos de obras de restauro, a capela de Santo Antônio de Castro, no interior de Carlos Barbosa, foi reinaugurada na terça-feira (9).
O projeto de restauração do espaço, construído em 1916, recebeu R$ 881.537,48 via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e aporte de R$ 70 mil da prefeitura de Carlos Barbosa. Os investimentos possibilitaram recuperar as esquadrias, rever a cobertura da capela, aplicar novo reboco, limpar os ladrilhos, bem como reconstituir as pinturas internas.
As obras, que começaram em 2022, foram coordenadas pela Rauber Projetos e Obras e pela Escaiola Arquitetura Rara. Com o término da requalificação, a igreja foi entregue para a comunidade nesta terça, que já projeta a retomada de cerimônias e do turismo no local.
Conforme Ana Paula Andreola Buckel, presidente da Associação L’Amore di Colonia, administradora da capela, a recuperação do espaço é uma grande aposta para fortalecer o turismo no interior de Carlos Barbosa.
— Antes da pandemia nós estávamos numa crescente muito grande. Depois, a redução foi drástica, principalmente porque o nosso público-alvo era excursões da terceira idade. Ainda, tínhamos seis empreendimentos no roteiro L’Amore di Colonia, hoje são apenas três. Então, temos esperança de que o restauro da capela volte a fomentar o turismo em Santo Antônio de Castro — explica.
Outra ação aguardada há mais de 30 anos é a volta das celebrações religiosas no espaço. A primeira delas ocorre nesta semana, com um casamento emblemático para a associação e comunidade. Quem sobe ao altar é o casal Eliseu Fassina, 36 anos, e Cíntia Tomasel, 37. Ela é filha de Ilva Morelo Tomasel, antiga presidente da Associação L’Amore di Colonia e quem iniciou o projeto de restauro.
Sonho de mãe e filha
Recuperar as características originais da Capela de Santo Antônio de Castro era uma meta de vida para Ilva. Durantes os quatro anos em que esteve à frente da Associação L’Amore di Colonia, ela buscou alternativas para viabilizar a requalificação da igreja centenária.
— A Ilva era uma entusiasta incansável desse projeto. Foi ela quem começou tudo, quem buscou a autorização da Mitra em Caxias do Sul e enquadrou o projeto na LIC, para receber os recursos das empresas — conta Ana Paula, atual presidente da associação.
A paixão pelo patrimônio local era tão intensa que levou a filha Cíntia a desejar que seu casamento acontecesse na capela. Muito antes de o restauro ser uma possibilidade, mãe e filha já sonhavam com a cerimônia na igreja.
— A capela sempre me chamou a atenção pela beleza. Como a mãe sempre dizia que queria restaurar, prometi que, se isso acontecesse, me casaria lá. Infelizmente, ela faleceu em setembro de 2021. Nem viu as obras iniciarem. No ano seguinte, em novembro de 2022, aconteceu o casamento no civil. Esperei as obras terminarem para fazer a cerimônia no religioso. Agora, estou contando os dias para cumprir a promessa que fiz para ela — emociona-se Cíntia.
No sábado (13), às 18h30min, Cíntia e Eliseu irão selam o compromisso diante da família, amigos e da comunidade, que anseia por essa nova fase tanto quanto eles. Quando estiver diante do padre, na companhia dos 13 casais de padrinhos, deixarão seus nomes eternizados na capela pela história de amor e apreço a esse legado cultural e religioso.
Roteiro turístico
- O L'Amore di Colônia é um roteiro de visitação pela localidade de Santo Antônio de Castro, interior de Carlos Barbosa.
- O passeio começa no Caffè di Elena, tendo como recepção o tradicional café colonial.
- Após, o turista conhece a capela centenária, sendo guiado pela história da construção e restauro.
- O roteiro finaliza no Rancho Andreola, com degustação de licores e almoço no espaço.
- Grupos podem fazer reservas pelo telefone e WhatsApp (54) 99611 3552 ou pelo e-mail lamoredicolonia@gmail.com.