A busca interior por respostas que permitam compreender e se adaptar ao mundo externo foi a inspiração para a artista plástica caxiense Elisa Zattera produzir as obras de "O Dentro é o Fora", que entra em cartaz nesta quarta-feira na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. A partir das 18h30min, a artista e o curador, Christian de Lima, irão receber o público para uma visita guiada pelas 15 esculturas que compõem a mostra.
Tomando emprestado o título de uma obra de Lygia Clark (1920-1988), de 1963, Elisa comenta que a identificação com o trabalho da escultora mineira se deu num momento de busca maior por autoconhecimento, em meio a um mundo que valoriza cada vez mais as aparências e as curtidas nas redes sociais.
- Ter consciência das minhas questões internas, que defino como "vazios" muito presentes no meu trabalho, tem me levado a encontrar o equilíbrio entre o Dentro e o Fora, ou seja, entre o vazio e a matéria, representados pela fluidez da linha e/ou movimento nas minhas esculturas. Acredito que o público terá uma experiência sensorial de fluidez pelos movimentos das esculturas e tátil pelas superfícies dos materiais utilizados. E muitos farão essa identificação com o seu dentro e seu fora - pontua a escultora.
Christian de Lima, historiador e artista visual que assina a curadoria, destaca o contraste entre suavidade e solidez da coletânea de esculturas, além do poder de cada obra em provocar sensações únicas, mesmo sendo parte de um todo:
- Quando a Elisa me convidou para pensar no conceito curatorial da exposição, minha ideia foi a de transcender as possibilidades convencionais das esculturas, criando uma experiência imersiva que destacasse não só as habilidades da artista, mas também a narrativa por trás de cada obra, porque todas elas têm o seu próprio conceito. Ao olhar obras distintas, com tamanhos e materialidades diferentes, é interessante ver como a Elisa consegue transmitir uma sensação de tamanha leveza e fluidez, mesmo trabalhando com materiais tão pesados quanto o ferro e a resina.
Além da visita guiada de hoje à noite, que terá intérprete de Libras, no próximo dia 24, às 19h, irá ocorrer uma visitação mediada voltada para pessoas com deficiência visual. Através de uma atividade tátil especial, durante a ação os visitantes terão a oportunidade de tocar nas esculturas expostas, explorando suas texturas, formas e relevos. "O Dentro é Fora" ficará em cartaz até o dia 5 de maio. Também é possível fazer uma visita virtual pela plataforma UAV Digital.
PROGRAME-SE
O quê: exposição "O dentro é o Fora', de Elisa Zattera
Quando: abertura nesta quarta-feira, às 18h30min. Visitação até 5 de maio. Horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita