Milhões de fãs de pagode pelo Brasil lamentam nesta sexta-feira a morte do músico Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, que faleceu aos 51 anos. O carioca não resistiu a um câncer inguinal, que afeta a região da virilha, detectado em 2022. Sua voz está eternizada em clássicos como Cilada, Dança da Vassoura, Caçamba, Brincadeira de Criança, entre tantos outros.
Em fevereiro de 2019, na Festa Nacional da Uva, o Molejo fez seu último show em Caxias do Sul. Naquela ocasião, a abanda animou cerca de cinco mil caxienses, em noite que teve ainda show com Thiaguinho, como atração principal. Relembre aqui como foi o show.
A informação da morte do cantor foi divulgada pela banda nas redes sociais. O músico estava internado desde 24 de março, após complicações de um câncer inguinal, que afeta a região da virilha. Ele foi para a UTI na segunda-feira (22) e apresentou nova piora nesta sexta, quando a equipe do grupo confirmou que o estado de saúde dele era gravíssimo.
"Nosso guerreiro Anderson Leonardo lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda a família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao Molejo. Sua presença e alegria eram uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e a sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos", diz o texto no Instagram do Molejo.
Trajetória
Carioca, Anderson Leonardo fez o nome no pagode. Fundado no bairro do Méier, no subúrbio do Rio de Janeiro, o grupo Molejo tornou-se uma referência no estilo musical em meados dos anos 1990, período em que o gênero se popularizou. O primeiro hit da banda veio com Caçamba e na sequência vieram músicas como Brincadeira de Criança, Cilada e Dança da Vassoura, que são lembradas até hoje por fãs de várias gerações.
Além de vocalista, Anderson também se destacou por tocar cavaquinho no Molejo e pelo seu trabalho como compositor. O grupo é formado atualmente por Andrezinho (vocal e surdo), Claumirzinho (pandeiro), Lúcio Nascimento (repique), Robson Calazans (tantan, caixa e reco-reco) e Jimmy Bateria (bateria).