Autora de 17 obras que transitam entre contos, crônicas, teatro, texto infanto-juvenil, de ficção e não-ficção, a escritora brasileira Cidinha da Silva receberá a homenagem Autor Contemporâneo no próximo Festival Internacional Literário de Gramado — FiliGram. Com obras traduzidas para alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano, Cidinha da Silva é referência em temáticas de africanidades e ancestralidades no mundo contemporâneo.
O FiliGram ocorre entre os dias 3 e 9 de junho, no Lago Joaquina Rita Bier, e terá como tema “Qual o lugar da palavra?”, promovendo debates acerca da literatura como instrumento de transformação social. Dessa forma, o FiliGram planeja trazer a Gramado nomes nacionais e internacionais para mesas redondas, conversas e vivências.
A homenageada teve seu livro Os nove pentes d'África recomendado para uso por escolas públicas de todo o país para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 2020. A obra foi publicada há mais de 10 anos, em 2019.
Nas obras mais recentes, Um Exu em Nova York (2018) e Exuzilhar (2019), Cidinha expressa, ainda mais, as temáticas de africanidades, ancestralidades, orixalidades e da tensão e diálogo entre tradições (africanas, afro-brasileiras, afro-diaspóricas e afro-indígenas) e contemporaneidade. Temáticas essas que, hoje, fazem parte do repertório de Cidinha, que revela que sente-se confortável quando seu trabalho é definido em categorias de literatura negra, literatura afro-brasileira e literatura afro-diaspórica.
— Palavra é força, palavra é poder e o uso da palavra depende da nossa intencionalidade, da escolha que fizermos, do tipo de energia que colocamos naquilo que é falado — resume a homenageada.
Realizado pela primeira vez em 2022, o festival reuniu músicos, artistas cênicos e leitores nacionais e internacionais para debates acerca do tema. Neste ano, a previsão é de que haja, pelo menos, quatro atrações internacionais. O FiliGram é uma realização da prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com projeto cultural desenvolvido pela Miraceti.