A comissão organizadora do Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram) emitiu uma nota na manhã desta quarta-feira (13) informando o adiamento do evento para o mês de junho. Originalmente programado para ocorrer entre 19 e 28 de abril, no Lago Joaquina Rita Bier, a organização do evento reagenda o festival para os dias 3 a 9 de junho.
De acordo com o secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Reginato, o adiamento se dá por conta da dificuldade na captação de recursos por meio da dedução de Imposto de Renda via Lei Rouanet.
— Temos a sinalização de captação de patrocínio direto, mas estamos com dificuldades nos patrocínios via lei Rouanet, que são empresas que trabalham com lucro real. Grande parte do projeto está inscrito na Lei Rouanet, então, a gente precisa captar via lei para poder operar o evento. Estamos fazendo uma rearticulação e uma possível diminuição da programação para tentar trabalhar só com as verbas que a gente já tem de patrocínio direto — explica Reginato.
Dessa forma, reconhece o secretário, seria inviável manter o evento para o mês de abril, porque não seria possível promover tantas mudanças em tão pouco tempo. Por isso, diz ele, a opção foi de adiar o evento.
— A gente optou pelo desgaste do adiamento para poder ter tempo suficiente para fazer as alterações que precisam ser feitas. Eventualmente, fazer licitações e coisas que vão ter que ser feitas com patrocínio direto, que entra no caixa da prefeitura, para poder fazer as contratações e executar o evento — revela.
Realizado pela primeira vez em 2022, o festival reuniu nacionais e internacionais, músicos, artistas cênicos e leitores para debates acerca do tema. Neste ano, a previsão é de que haja, pelo menos, quatro atrações internacionais. O FiliGram é uma realização da prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com projeto cultural desenvolvido pela Miraceti.