A filósofa e artista plástica Marcia Tiburi, expoente do feminismo mundo afora, tem suas raízes aqui na Serra gaúcha. Pouca gente sabe, mas ela é natural de Vacaria.
Pois então, ela volta nesta semana pra cá. Vem a Caxias no sábado (16) para dois encontros. No primeiro deles, ela vai falar do pungente livro Com os Sapatos Aniquilados, Helena Avança na Neve (2023, editora Nós), às 10h, na Livraria Do Arco da Velha.
"Neste thriller feminista nem um pouco conciliador, Marcia Tiburi alegoriza o turbilhão de violências vivido pelas mulheres de todas as épocas e lugares, lançando um olhar impiedoso para as grandes instituições garantidoras do extermínio das mulheres", diz o material de divulgação da obra.
O segundo encontro ocorre à tarde, às 15h, quando Marcia e a irmã Bete Tiburi, participam de contação de histórias e microoficina de artes tendo como mote o livro Marina e o Monstro, do selo PequeNós, no Instituto de Leitura Quindim. Nessa obra, as irmãs propõem uma reflexão sobre como lidar com os sentimentos difíceis que, se encarados com amor, podem ser uma grande fonte de amadurecimento.
Atualmente, Marcia é pesquisadora associada e professora convidada da Universidade de Paris 8. Dela, a Editora Nós publicou Quatro passos sobre o vazio (2019), Um fascista no divã (2021) e O contrário da solidão (2021). Além de Sous mes pieds, mon corps (2022), pela Nossa Éditions.