Após uma temporada festiva em 2023, na qual foram comemorados os 30 anos do projeto, a série Concertos ao Entardecer não será realizada em 2024. O projeto protocolado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul foi reprovado pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (COMIC), o que inviabiliza financeiramente a continuidade, de acordo com o coordenador do setor de Desenvolvimento Cultural da UCS, Moacir Lazzari.
Em nota publicada nas redes sociais nesta terça-feira, Lazzari lamentou a rejeição ao projeto em parecer final da COMIC, e agradeceu ao público e aos músicos que passaram pelo Concertos ao Entardecer, que tinha como palco mais habitual a sede social do Recreio da Juventude.
- "Resta-nos, resignados, acatar a decisão da COMIC que é soberana e ao mesmo tempo agradecer a cada um dos músicos que expuseram sua arte nas mais de 400 edições da série. (...) O foco da curadoria sempre foi em provocar intercambio entre músicos do Brasil, do estado do RS e também do exterior com os músicos de nossa cidade (esses, os grandes protagonistas da série). Ficam na memória estes lindos momentos proporcionados por vocês, Músicos! (...) E, finalmente nossa gratidão ao público, razão maior do nosso trabalho, sempre presente em nossas produções, afirmando que continuaremos a nos encontrar por outros palcos, seja com o Quarteto de Cordas da UCS, Orquestra Jovem, Orquestra Acadêmica, UCS Orquestra, compartilhando a “Emoção da Música”! - afirma Lazzari,em trecho da nota.
O principal ponto apontado pela COMIC para justificar a nota de 62,4, que resultou na reprovação do projeto, é a falta de outros lugares para receber as apresentações além do Recreio da Juventude, o que possibilitaria atingir novos públicos:
"O projeto propõe concertos gratuitos, porém, não estimula a participação de um público diferente do que já frequenta o clube onde aconteceriam as apresentações, entende-se que essa localização privilegiada afasta boa parte do público potencial, pois muitos não se sentem pertencentes ao espaço, principalmente por barreiras sociais, uma vez que os associados do clube são, em sua maioria, pessoas de classe média/alta" diz trecho do parecer da COMIC.
O projeto Concertos Ao Entardecer foi concebido em 1993 pelo Museu Municipal da Prefeitura e pela Sociedade de Cultura Musical –SCM, hoje o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura –LionsEduC, em parceria com o setor cultural da Universidade de Caxias do Sul e o Museu Municipal de Caxias do Sul.
Entre os artistas locais que passaram pelo Concertos ao Entardecer estão o quarteto Yangos, o violonista Lucio Yanel, o conjunto Ária Trio, a pianista Olinda Alessandrini e o violeiro Valdir Verona. A série também contou com convidados de fora, como o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e o Louisville Brass (Quinteto de Metais da Universidade de Louisville – EUA).