Após ter adotado o canteiro da vizinhança onde está instalada há 40 anos, no bairro Floresta, em Caxias do Sul, uma metalúrgica resolveu avançar um pouco mais na relação comunitária. De sábado até segunda-feira, um grupo de 20 grafiteiros coloriu os 90 metros de extensão de um dos muros externos da sede da empresa, à convite do proprietário, Ubiratã Rezler. A ação foi capitaneada pelo grafiteiro Andrigo Martins, do coletivo CTGKlan.
- A palavra é reciprocidade. Porque a gente viu a comunidade tão feliz quanto nós estamos com a transformação desse espaço e com a potência que a arte tem como um meio de sensibilizar o público. Muita gente se interessou por conhecer nosso processo criativo, aproveitou para tirar dúvidas, e a gente pôde mostrar um pouco do que é a nossa vivência dentro do graffiti - comentou Andrigo.
Entre os artistas visuais que emprestaram seu talento à ação também esteve Fábio Panone Lopes, um dos expoentes do graffiti em Caxias, que coloriu no muro dois personagens indígenas. O artista destacou a aceitação cada vez maior que o graffiti tem alcançado na cidade, conquistando cada vez mais espaço para colorir muros e paredes tanto no centro quanto nos bairros.
- Foi mais uma “bagunça boa” feita pela galera para dar mais cor a uma parte da cidade que estava um pouco esquecida. É muito bom quando a gente pode contar com empresas que valorizam a arte, que se interessam por colorir seus muros e paredes para deixar a comunidade mais bonita. O graffiti já é uma realidade em Caxias, tem sido entendido como arte urbana, e que legal poder colher os frutos disso que foi plantado há mais de 20 anos, com os primeiros que começaram - apontou Panone.
A movimentação nada usual na esquina das ruas Eleutério Roncada e Anselmo Crippa chamou a atenção dos moradores, especialmente das crianças, que se encantaram e se divertiram com os artistas. Mas também os adultos foram impactados pela nova cara que a vizinhança ganhou, mais bonita e colorida.
— Ficou muito bonita a arte deles. São muito profissionais. Pra mim é tudo novidade _ comentou a dona de casa Elisandra Vieira, 42 anos, que mora de frente para o muro grafitado.
Pela manhã, a ação recebeu a visita de autoridades como o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, o secretário de Meio Ambiente, João Uez, e a deputada federal Denise Pessôa. Em ato simbólico, foi plantado no canteiro um ipê roxo. O prefeito enalteceu a iniciativa da empresa e a colaboração dos artistas.
— Capricho gera capricho, lixo gera lixo. Isso aqui é obra de arte para ser admirada. Temos de agradecer e cumprimentar quem tem a capacidade de fazer pra nós coisas que o setor público às vezes não consegue fazer, mas para isso precisamos facilitar a vida de quem quiser fazer. Precisamos do auxílio das empresas e da comunidade — declarou o prefeito, referindo-se à iniciativa da Semma de desburocratizar o acesso a pessoas físicas e jurídicas que queiram assumir ações de revitalização e manutenção de espaços como jardins, praças e parques.
*colaborou Milena Schafer.