Um grupo de oito grafiteiros aproveitou o domingo ensolarado em meio ao feriado do Dia do Trabalhador para colorir um dos muros da E.M.E.F. São Vitor, no bairro São Victor Cohab, em Caxias do Sul. O convite partiu da direção da escola para o artista Rafael APA Ferreira, que por sua vez chamou sete amigos grafiteiros para um dia de criação coletiva.
Ao som do rap e sob o olhar da gurizada que trocou a bicicleta e o futebol para curtir a arte sendo feita ao vivo, Rafael e outros quatro grafiteiros caxienses, além de convidados que vieram de Canoas, Lajeado e Dois Irmãos, começaram cedo para aproveitar o dia. Os primeiros rabiscos começaram às 8h30min da manhã, e seguiram até o fim da tarde. Cada um trabalhou livremente na sua ideia, tendo apenas a paleta de cores combinada previamente.
- A escola me procurou pedindo um orçamento, mas eu sugeri que fosse feito um evento e que o colégio nos desse apenas a estrutura, que o time de artista eu traria sem custos. O único pedido foi para que todos ficassem livres para criar, até para não caracterizar um trabalho comercial. Nisso está rolando uma mescla de estilos, com personagens e letras, que é a essência do graffiti - conta Rafael, que desenhou a filha, Isa, de 16 anos, também grafiteira.
Vindo de Canoas, o artista Hydes 1 destacou a importância do viés social como principal razão para ter encarado a viagem e o trabalho em pleno feriado, sem receber para isso.
- A gente acha que é importante poder ajudar uma escola que ajuda tantas crianças que muitas vezes em casa não têm o suporte necessário para se desenvolver, especialmente nas comunidades mais carentes. É um espaço que vai além do ensino da Matemática, do Português, mas que também ensina o convívio e estimula a criatividade - destaca.
Novato entre os participantes da iniciativa, o caxiense Bruno Henrique, ou Beaga One, que começou a grafitar há cerca de um ano, celebrou a oportunidade de aprender com os mais experientes:
- Além de pintar, a resenha com outros artistas é a parte mais legal do grafite, principalmente quando envolve essa troca com a galera que vem de outras cidades e que estão na cena há bastante tempo. E é mais legal ainda desenvolver um trabalho como esse numa escola, pois é o espaço onde muitos vão ter o primeiro contato com a arte.
Além de Rafael, Hides 1 e Beaga One, participam também da ação os caxienses Raztho, Guilherme Nerd e Guilherme Ufa!, Grito (Dois Irmãos) e Kairo (Lajeado). O muro grafitado fica na Rua Giovani Menegotto.