A noite do último sábado foi marcada pela cerimônia de entrega das obras do projeto de restauro e requalificação do campanário de Flores da Cunha. A solenidade, animada pelo pianista Rodrigo Soltton, encantou a todos com um show de luzes e o toque dos sinos do campanário.
Na ocasião, o livro A História de um Gigante, de Gissely Lovatto Vailatti, Vânia Tonietto Brugali e Lorete Calza Paludo, foi entregue para as autoras, empresas patrocinadoras e para representantes do governo do Estado.
O evento contou com uma visita ao Memorial do Campanário no térreo da torre, além da exposição Paisagens Históricas, no salão paroquial, onde também ocorreu o jantar que marcou o encerramento das atividades.
O evento reuniu autoridades estaduais, municipais, empresas patrocinadoras, equipe do projeto e comunidade florense.
Patrimônio municipal tombado e uma das principais referências arquitetônicas da cidade, a torre de 55 metros de altura, que fica ao lado da Igreja Matriz, é símbolo da religiosidade e da cultura italiana na região Sul do Brasil.
A edificação, inaugurada em outubro de 1949, passou por um processo de revitalização com diversas melhorias, como projeto luminotécnico, automação do relógio e do toque dos sinos.