Nem o tempo carregado deste domingo (5) foi capaz de afastar o público do Festival Vem pra UCS, que voltou a movimentar o campus-sede da universidade, em Caxias do Sul, após seis anos de hiato. O evento, que buscou acolher e realizar a integração entre a instituição, os alunos e a comunidade com atrações musicais gratuitas, começou por volta das 15h, com apresentação do novo concerto da UCS Orquestra, Bossa Nova no RS. O encerramento ficou por conta dos brasilienses da banda de reggae Maskavo, que apresentaram a turnê Terra Multicor.
Na companhia do flautista Pedrinho Figueiredo, a UCS Orquestra exibiu um repertório de músicas clássicas da Bossa Nova, como Garota de Ipanema e Chega de Saudade, ambas compostas por Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A regência foi do maestro Manfredo Schmiedt. A programação ainda contou com show das bandas locais Magnata Joe e Calmamente, e do DJ Andrei Matté.
Além das apresentações musicais, o público teve a disposição serviços de gastronomia, com diversos food trucks oferecendo lanches e bebidas, além de uma estrutura para jogar futebol de sabão.
Retomada recebeu elogios
Por volta das 16h, cerca de 300 pessoas já estavam reunidas em cadeiras de praia pelo estacionamento da UCS e no gramado, mesmo com o tempo instável. Com faixas etárias bastante variadas, os grupos se dividiam entre amigos e familiares, dos quais muitos traziam suas cuias com chimarrão. Outros aproveitaram o passeio para levar seus cachorros para uma caminhada, e havia ainda os que usaram o espaço para uma volta de bicicleta.
Entre muitas conversas e descontração, as pessoas comemoravam a retomada de mais um evento público após o início da pandemia da covid-19. Luciane Gomes da Silva, 48 anos, estava acompanhada do marido, Lucas Ramos Benini, 35. Eles aguardavam o início das apresentações, atentos à chuva por causa do neto.
— Se chover, vamos ter que ir embora por causa do netinho que veio com a gente. Mas a gente sempre vem nos festivais aqui na UCS. Gostamos muito, é muito bom poder voltar — comemorou Luciane.
Quem também estava feliz com a realização do festival era o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, que afirmou ser "um dia maravilhoso para uma acolhida calorosa aos nossos estudantes".
— Esse é o dia em que a gente apresenta uma boa música, uma boa programação, para dizermos "obrigado por você estar aqui, por você acreditar no conhecimento, por escolher nossa universidade". A UCS de fato é para a comunidade, as portas estão abertas, acolhemos com carinho — agradeceu Rech.
No sábado, o Festival Vem pra UCS foi realizado no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Além de apresentação da UCS Orquestra, também subiram ao palco a banda Calmamente e o cantor Wladi Costa.