Quem ama conferir o que há de novo nas telonas e quer ir além das produções hollywoodianas precisa marcar na agenda: desta quinta (23) a 17 de julho a Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, recebe o já tradicional Festival Varilux de Cinema Francês. A seleção conta com 17 produções inéditas e recentes, além do clássico o Papai Noel é um Picareta — uma comédia de 1982 — e o longa As Aventuras de Molière, um drama de 2007 que será apresentado como homenagem aos 400 anos de nascimento do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, artisticamente conhecido como Molière.
Além de Caxias, o festival, que chega a sua 13ª edição neste ano, ocupará os cinemas de Pelotas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — ao todo, a mostra poderá ser assistida em 49 cidades brasileiras. Na programação, gêneros variados, passando por dramas, comédias e suspense. Também há opção para curtir em família: dirigido por David Moreau, King — Meu melhor amigo vai trazer fofura, ludicidade e aventura para os pequenos na tarde de domingo.
A lista ainda conta com produções premiadas como O Acontecimento, de Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021 e Um Herói, de Asghar Farhadi, ganhador do Grand Prix no Festival de Cannes do ano passado.
O diretor do Cinema Ulysses Geremia, Gilmar Marcílio, destaca uma das produções francesas preferidas até o momento: Peter Von Kant, que estará em cartaz no sábado.
— É um trabalho interessante sobre a subserviência afetiva. O desempenho dos atores é soberbo, a Isabelle Adjani, por exemplo, faz uma diva meio decadente... A direção de arte, a música, a fotografia... É tudo perfeito, fiquei extremamente entusiasmado.
Para Marcílio, o festival já se consolidou como um evento icônico para quem aprecia produções cinematográficas diferenciadas e mais elaboradas.
— O cinema francês é de altíssima qualidade. E acho que é uma oportunidade rara para a gente se deleitar com esses trabalhos — avalia o diretor da Sala de Cinema Ulysses Geremia.
O longa que abre a programação, nesta quinta, é o O Destino de Haffmann, um drama de quase duas horas que remete a Paris de 1941. A exibição inicia-se às 19h30min.
PROGRAME-SE
:: O quê: Festival Varilux de Cinema Francês.
:: Quando: desta quinta (23) até 17 de julho.
:: Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
:: Quanto: idosos, estudantes e servidores municipais pagam R$ 8. Para os demais, a entrada custa R$ 16.
:: Informações: a programação semanal pode ser conferida no Instagram @cinemaulyssesgeremia.
FILMES DA SEMANA
O Destino de Haffmann
Nesta quinta, às 19h30min
Paris, 1941. François Mercier é um homem comum que sonha em começar uma família com a mulher que ama, Blanche. Ele trabalha para um talentoso joalheiro, o Sr. Haffmann. Mas frente à ocupação alemã, os dois homens não terão outra escolha senão concluir um acordo cujas consequências perturbarão seus destinos. Drama, histórico. 2022. Classificação: 14 anos.
Esperando Bojangles
Sexta, às 19h30min
Camille e Georges dançam todas as noites ao som de sua música favorita, Mr Bojangles. Em sua casa, só há espaço para diversão, fantasia e amigos. Até que um dia Camille, uma mulher hipnotizante e imprevisível, desce mais fundo em sua própria mente, e Georges e seu filho Gary precisam mantê-la segura. Comédia, drama. 2022. Classificação: 14 anos.
Peter Von Kant
Sábado, às 19h30min
Peter Von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios. Comédia, drama. 2022. Classificação: 16 anos
King - Meu melhor amigo
Domingo, às 16h
King, um filhote de leão traficado, foge do aeroporto e encontra abrigo na casa de Inès e Alex, de 12 e 15 anos. Os irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta para casa, na África. Aventura, família. 2022. Classificação: livre.
Os jovens amantes
Domingo, às 19h30min
Dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa. Drama. 2022. Classificação: 14 anos.