Se para muitos os quebra-cabeças e as pequenas peças de Lego são brincadeiras que remetem à infância, para as irmãs Janice Giacomoni Bragagnolo, 58, e Janete Giacomoni Deitos, 60, eles viraram coisa séria e vão se transformar em exposição em Carlos Barbosa. A partir de sábado (25), a dupla abre as portas da Arte em Peças, uma galeria que propõe aos visitantes vivenciarem uma nova forma de expressão artística.
O acervo da dupla conta com milhares de peças. Somente na parte de Legos são estimados mais de 200 mil blocos, divididos em 150 trabalhos, os quais representam, por exemplo, construções conhecidas a nível mundial como o Taj Mahal, a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade. As pequenas pecinhas ainda ganham forma de navio, globo terrestre, piano, máquina de escrever e até um par de tênis, com direito a caixa e tudo. Janete se recorda que começou a montagem, por hobby, há cerca de 15 anos, quando comprou um conjunto de peças chamado A Casa da Cascata.
Já os quebra-cabeças tomam conta e se confundem com as paredes da nova galeria. Quem visitar o local, poderá apreciar, por exemplo, uma montagem gigantesca, de 54 mil peças, a qual levou 138 dias para ser concluída, dando a Janice o reconhecimento de recordista pelo site RankBrasil — o jogo, que tem 8,64m de comprimentos por 2,04m de altura, traz obras de arte famosas, entre elas peças de Van Gogh, Leonardo da Vinci e Gustav Klimt.
A ideia de expor o acervo surgiu da necessidade de ter um espaço próprio para manter as montagens, já que a casa e o escritório da dupla não estavam mais conseguindo absorver tantos jogos.
— Essa exposição tenta resgatar nas crianças um interesse fora do computador, fora das telas. É para mostrar o que somos capazes de fazer — acrescenta Janice.
A ideia é que a mostra fique de forma permanente na galeria, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 465, Centro de Carlos Barbosa. Para visitação, a partir de 9h de sábado, será cobrado um ingresso de R$ 20 — parte do valor será direcionado a entidades, como uma ação beneficente.