Após a série de concertos que embalaram os desfiles cênicos da Festa da Uva, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul dá início oficialmente à temporada 2022 com uma apresentação gratuita neste domingo, no Teatro Municipal Pedro Parenti.
Parte do programa trará uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, prestigiando compositores brasileiros que interagiram com o movimento que buscou dar uma cara mais brasileira à arte erudita, como Ernesto Nazareth (1853-1934), com Odeon; e Heitor Villa-Lobos (1887-1959) o nome mais influente de sua geração, com O Trenzinho do Caipira, da série Bachianas Brasileiras.
– São peças que buscam sintetizar a Semana de Arte Moderna, que em sua parte musical tinha duas propostas importantes: primeiro era dar uma identidade da arte brasileira à música erudita, que já estava ocorrendo e foi afirmada naquele evento. Dentro disso, Villa-Lobos foi um compositor que viajou o Brasil colhendo o material folclórico que serviu de fonte para boa parte da sua obra, podendo ser considerado o pai do nacionalismo na música brasileira. A segunda proposta era a de inovar a estética da arte, quebrando o paradigma estético, principalmente acadêmico, que era vigente. Falando especificamente da música, deu-se início ali a um período de muita dissonância, pouco palatável ao grande público, e que, por isso, rendeu críticas. É possível dizer que só foi haver um “sossego harmônico” na música brasileira a partir dos anos 1970 – explica o maestro Gilberto Salvagni.
A parte inicial do concerto, no entanto, será dedicada a composições específicas para o formato de banda sinfônica, que caracteriza a orquestra de sopros:
– Esse momento se presta a mostrar um pouco o diferencial, o significado e o argumento de uma orquestra de sopros, com suas diferenças em relação a uma orquestra de câmara ou sinfônica – destaca Salvagni.
Iniciando seu primeiro ano desde o retorno ao comando da orquestra, em junho do ano passado, Salvagni projeta a temporada com otimismo, mas com os pés no chão, diante das dificuldades orçamentárias que ainda se apresentam:
– A expectativa é que a gente tenha uma temporada cheia, que nos permita chegar a novos públicos, alternando entre o ambiente mais silencioso e intimista do teatro e lugares maiores, a céu aberto. Temos projetos em fase de elaboração nesse sentido, buscando o engajamento de parceiros. Sou otimista, mas é importante que a orquestra recupere seu orçamento, o que sempre depende das condições econômicas e da vontade política, que vem sendo demonstrada pela gestão atual e a gente espera que continue.
PROGRAMA
1 - Machu Picchu - City in the Sky, de Satoshi Yagisawa (Japão), faz uma descrição sonora da enigmática cidade da civilização inca. A capacidade de transformar um ambiente e uma história em música é o grande destaque da composição.
2 - Shadow Rituals, de Michael Markowsky, é uma composição complexa e de exuberante elegância, digna de vencer o primeiro concurso Frank Ticheli de composição, enquanto seu compositor tinha apenas 20 anos de idade. Markowski a descreve como rítmica, energética e desafia o intérprete a estar constantemente engajado na música.
3 - Symphonic Suite from Star Trek, de Michael Giacchino, com arranjo de Jay Bocook, é uma obra adaptada para banda sinfônica. A música segue à risca a estética da trilha sonora de filme de ficção científica em cenário espacial. O compositor presta uma homenagem aos temas compostos 50 anos antes por Alexander Courage.
4 - Odeon, de Ernesto Nazareth, é uma composição genuinamente brasileira. O caráter satírico, malandro, por vezes cômico da melodia, se soma à tradição europeia de contrapondo que ajudou Nazareth a criar o tango brasileiro. O maestro Gilberto Gagliardi, profundo conhecedor da instrumentação, é quem escreve o arranjo.
5 - Principal representante da música na Semana de 22, Villa-Lobos conviveu com os chorões (compositores e músicos do choro) e desde jovem percorreu o Brasil para absorver e coletar material folclórico que seria uma das fontes de seu estilo maduro. Na série Bachianas Brasileira, Villa-Lobos buscou uma síntese entre as matrizes musicais brasileiras e a estética de J. S. Bach. O Trenzinho do Caipira exibe também a impressionante capacidade de abstração do compositor ao organizar notas musicais para representar os ruídos de um trem. O arranjo é de Lucien Cailliet.
6 - Suíte Nordestina, de José Ursicino da Silva (Mestre Duda), mostra em seus movimentos (baião, maracatu e frevo) os ritmos que melhor representam o Nordeste Brasileiro. Mestre Duda é um dos mais célebres compositores brasileiros, também destacado arranjador instrumentista e professor de música.
7 - Barra do Ribeiro, de Guinha Ramires, com arranjo de Gilberto Salvagni, representa a cultura regional por meio da milonga portenha, ritmo que faz parte do tradicionalismo gaúcho e remete aos ares do campo. O solo de acordeon de Rafael De Boni promove o encontro da sonoridade da Banda Sinfônica com o regionalismo gaúcho como que sintetizando o concerto.
PROGRAME-SE
O quê: concerto de abertura da temporada 2022 da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul.
Quando: domingo, às 20h
Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita (pede-se a doação de um quilo de alimento na entrada)