Embora o início só esteja marcado para o próximo dia 18, a Festa da Uva já começou nas comunidades do interior onde ocorrem os Jogos Coloniais. Ontem foi a vez da Carapiaí, localidade no interior de Fazenda Souza, receber a versão gringa dos Jogos Olímpicos, em que o queijo, o salame e a uva dividem o protagonismo com os competidores em provas pra lá de divertidas.
Das provas de velocidade, como a corrida de carriola e a corrida de plantadeira; de força, como fazer o bíguli ou arremessar o queijo; ou de habilidade, como o pau de sebo (cocanha) e a bochinha, dezenas de moradores se engajaram para garantir a diversão, sob o aplauso (e as risadas) dos familiares.
- Além de ser um momento de competição saudável e alegre, esta é uma oportunidade de reunirmos nossas soberanas, embaixatrizes, as secretarias, os voluntários e as comunidades que são parte importante da nossa Festa, que teve na agricultura o início de tudo - destacou a vice-prefeita Paula Ioris, principal autoridade presente.
Os vencedores em cada categoria irão representar o distrito na grande final, marcada para 6 de março, em frente à Catedral Diocesana. A comunidade vencedora irá receber R$ 10 mil, a serem destinados para o Conselho de Pais e Mestres da sua escola. As próximas etapas dos Jogos Coloniais ocorrem em Criúva, no próximo sábado, Santa Lúcia do Piaí, no domingo pela manhã, e Vila Oliva, no domingo à tarde.
Confira o calendário:
12/02 - Criúva – 15h
Local: Em frente ao salão paroquial
13/02 - Santa Lúcia do Piaí – 10h
Local: Na rua em frente à igreja
13/02 - Vila Oliva – 15h
Local: Na rua em frente à igreja
19/02 - Vila Cristina- 15h
Local: Campo de futebol
20/02 - Forqueta – 10h
Local: Rua lateral da praça da igreja
20/02 - Desvio Rizzo – 15h
Local: Em torno da lagoa
26/02 - Vila Seca – 15h
Local: Em frente à igreja
27/02 - Ana Rech – 10h
Local: Praça
04/03 – Paralimpíada Colonial - 14h
Local: Enxutão
06/03 – Final dos Jogos – 10h
Local: Praça Dante (em frente à Catedral).