Após terem suas últimas edições canceladas por conta da pandemia, os três principais encontros artísticos do tradicionalismo gaúcho estarão reunidos em um único evento, que inicia sábado e segue até segunda-feira, em Santa Cruz do Sul. Marcado para o Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz, dentro do Parque da Oktoberfest, O Festival dos Festivais congrega o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), o Festival Gaúcho de Danças Tradicionais (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula).
Em formato híbrido, o festival irá receber duas mil pessoas, entre grupos participantes das 30 Regiões Tradicionalistas e espectadores. Será exigido o comprovante vacinal de acordo com as faixas-etárias, conforme previsto em decreto estadual. Também será possível acompanhar a transmissão ao vivo pela internet, através do canal no YouTube e das redes sociais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
_ Vai ser muito bacana para quem assistir a transmissão, porque a ideia é que seja bem dinâmico, intercalando as apresentações dos grupos de de dança com as demonstrações de talento individuais. A programação foi elaborada de forma a garantir que não ficasse monótono _ comenta a diretora artística da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), Márcia Teixeira dos Santos.
Para definir os CTGs participantes, foi elaborado um ranking que considera a pontuação dos grupos nos últimos cinco anos, fazendo uma média desse período. Da Serra, irão sete CTGs pertencentes à 25ª RT: Campo dos Bugres, Os Carreteiros, Rincão da Lealdade, Porta do Rio Grande e Imigrantes e Tradição (todos de Caxias do Sul), Ronda Charrua (Farroupilha, campeão do Enart em 2013) e Porteira da Serra (São Marcos).
Além dos grupos de danças típicas e dos chuleadores, haverá performances de danças gaúchas de salão, gaita, violino ou rabeca, violão, viola, conjunto vocal, conjunto instrumental, intérprete, declamação, trovas, pajada, causo e concurso literário. Enquanto as mostras individuais são competitivas, os grupos de dança, excepcionalmente esse ano, terão apenas exibição.
_ Estamos em clima de retomada e tão felizes que a empolgação dos grupos é ainda maior do que quando há a competição. Vai ser uma grande integração, que há muito tempo vínhamos esperando. Nossa única dúvida é se vai ser permitido que os dançarinos tirem as máscaras na hora de se apresentar, porque a expressão facial é muito importante no contexto tradicionalista. Ainda não temos essa resposta _ destaca Márcia Teixeira.
O Festival dos Festivais é viabilizado pelo Governo do Estado, através do Pro-Cultura RS. Ingresso podem ser adquiridos pela plataforma https://mtg.eleventickets.com com valores de R$ 50 a diária ou passaporte para os três dias a R$ 100. As transmissões iniciam às 8h10min e seguem até o começo da madrugada no sábado e no domingo, e até as 19h na segunda.