Todas as linguagens artísticas têm um reencontro marcado com as ruas e palcos de Caxias do Sul a partir desta quarta-feira, com o início da 8ª edição do Aldeia Sesc. O clima de retomada marca a programação do evento após mais de um ano e meio de severas restrições impostas à arte e ao encontro entre as pessoas pelo coronavírus, que finalmente arrefeceu após a vacinação. Até domingo, mais de 50 atrações serão oferecidas gratuitamente, entre shows, espetáculos teatrais, exposições, oficinas e debates, culminando em um concerto inédito da Orquestra Municipal de Sopros, na noite de sábado.
– Estamos muito contentes por poder realizar uma edição próxima do que fazíamos antes da pandemia, ocupando espaços como a Estação Férrea e a Praça Dante. Mas o formato híbrido veio para ficar e é muito potente, por isso não podemos abrir mão dele e vamos seguir apostando em transmissões ao vivo e mesas de debates virtuais. Esse ano vamos contar com um site especial, que será um grande repositório que irá aumentar nossa abrangência e fazer com que o Aldeia não se encerre quando terminar o evento. Todo o conteúdo gerado seguirá reverberando – comenta a gerente do Sesc Caxias do Sul, Luciana Stello.
Com o tema Conexões de um Novo Tempo, que permeia a temática dos encontros – em sua maioria virtuais ou híbridos –, os debates trarão a pluralidade para o centro do palco, a fim de discutir que tipo de sociedade teremos de ser daqui para a frente, a fim de continuar habitando este planeta e de entregá-lo habitável para as próximas gerações. Destaque para os bate-papos com o escritor Ailton Krenak e com o artista Xadalu Tupã Jekupé, para a mesa temática “Tradições, Sapiências e o Futuro Agora” e para o sarau poético “A Periferia é o Novo Centro”.
– Contamos com uma curadoria muito especial nesta edição, feita pelo Nivaldo Pereira e pelo Carlinhos Santos, que trouxeram muitas reflexões e provocações à programação. Poder contar com uma referência como o Ailton Krenak, que nos faz o alerta de que o futuro é ancestral, é muito simbólico – acrescenta Luciana.
Outro ponto a ser destacado é a conexão do Aldeia com linguagens que se popularizaram especialmente ao longo da pandemia, como os podcasts e as intervenções urbanas, descentralizando os espaços de arte. Quatro podcasts serão lançados ao longo do evento: “O Futuro é Feminino”, “Visão Holística da Saúde”, “A Era de Aquário” e “Alimentação Saudável”. Amanhã, a partir das 9h, o grafiteiro Fábio Panone Lopes irá comandar a intervenção coletiva “Todas as Cores da Aldeia - Arte na Paisagem”, na Rua Ernesto Alves próximo ao Sesc. E a partir de hoje os caxienses poderão apreciar em outdoors espalhados pela cidade a exposição Louvado Seja o Amor, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.
A maior novidade desta edição, no entanto, será uma observação celeste realizada na sexta-feira à noite, em uma chácara na localidade de Santa Justina, guiada remotamente pelo astrônomo Walmir Thomazi Cardoso, professor da PUC-SP, com mediação local. O pesquisador irá falar sobre como diferentes povos se relacionaram com o céu noturno. A atividade também terá um piquenique e poderá receber 80 pessoas (inscrições prévias pelo site, com transporte para 40 pessoas em um ônibus).
O Aldeia Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com financiamento da Lei Municipal de incentivo à Cultura de Caxias do Sul. Toda a programação virtual ou híbrida pode ser acompanhada pela página do Sesc Caxias do Sul no Facebook. Inscrições prévias para debates e atividades com público limitado podem ser feitas pela plataforma Sympla, buscando pelo evento.
Destaques
Quarta-feira
10h: Abertura da exposição “Invasão Colonial”, de Xadalu Tupã Jekupé
Onde: Shopping Bourbon San Pellegrino
18h: Sarau Poético “A Periferia É o Novo Centro”
Apresentações de Dança, DJ e MC da Fluência Casa de Hip Hop.
Onde: Fluência Casa de Hip Hop (R. Francisco Barbosa Velho, 132 - Santa Fé) ou no Facebook do Sesc Caxias do Sul.
Palco Recrearte
Local: Praça Dante Alighieri
Programação:
10h: Espetáculo de Teatro “A Mala do Meu Vô”, com a Cia. Garagem
11h: Espetáculo Musical com Joel Vianna
14h30min: Espetáculo de Teatro “A Carroça das Relíquias”, com o grupo Quiquiprocó
16h: Oficina “Saúde no Prato”
Quinta-feira
20h30: Palco Giratório: Espetáculo “Memória do Torto, Memória do Corpo”, do Grupo Tem Gente Teatrando
Local: Teatro do Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462) e transmissão ao vivo pelo Facebook do Sesc Caxias do Sul
Palco RecreArte
Local: Praça Dante Alighieri
Programação:
10h: Espetáculo de Teatro “Halley”, de Odelta Simonetti
11h: Espetáculo Musical com Mirta Gomez e Fernando Aver
14h30min: Espetáculo de Teatro “O Fusca à Vela”, do Ueba Produtos Notáveis
16h: Oficina “Saúde no Prato”
Sexta-feira
16h: Bate-papo “Tradições, Sapiências e o Futuro Agora”
Convidados: Rafael dos Santos, Karina Monteiro e Frei Celso Bordignon
Mediadora: Alessandra Rech
Local: Teatro do Sesc Caxias do Sul e transmissão ao vivo pelo Facebook do Sesc Caxias do Sul
Palco RecreArte
Local: Praça Dante Alighieri (R. Sinimbu, s/n – Centro)
Programação:
10h: Espetáculo de Teatro “Usina da Leitura”, com o grupo Tem Gente Teatrando
11h: Espetáculo Musical com Pietro Ferretti
14h30min: Espetáculo do Coro da Maturidade Ativa do Sesc Caxias do Sul
16h: Oficina “Saúde no Prato”
Sábado
10h: Bate-papo online com Ailton Krenak: “O Futuro É Ancestral”
Transmissão pelo Facebook do Sesc Caxias
Programação na Estação Férrea
14h: Apresentação do Coro Moinho/UCS
15h: Apresentação do Grupo Zingado
15h: Apresentação do Espetáculo “Andarilho” – Cia. Garagem
16h: Show com Patrick Oderiê
17h: Mostra Tum Tum – Show Afroentes – RS
18h: Mostra Tum Tum – Show Anelis Assumpção – SP
19h30min: “Concerto para um Novo Tempo” – Orquestra Municipal de Sopros
Domingo
14h – Palco Giratório - Oficina “Vaga Carne”
Local: Plataforma zoomInscrições