Muito além das inúmeras obras disponíveis nas 18 bancas que seguem montadas na praça Dante Alighieri até o dia 12 de dezembro, a programação da Feira do Livro de Caxias do Sul oferece uma diversidade de atrações culturais para os visitantes. Serão mais de 70 atividades gratuitas como palestras, saraus, oficinas, mesas temáticas e exposições, além das 72 sessões de autógrafos e 40 apresentações artísticas.
Entre os espetáculos deste primeiro fim de semana, chama atenção a participação do Coro Municipal, que vai mostrar um espetáculo inédito neste domingo (28), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O espetáculo, com entrada franca, apresenta um conjunto de obras contemporâneas: oportunidade para os caxienses conhecerem o movimento atual dos compositores de corais. Trata-se de um repertório mais introspectivo, mas que aborda o cotidiano numa perspectiva de entendimento, consciência e conhecimento. Os textos trazem olhares sobre os sentimentos, descobertas de novos pensamentos e reflexões do ser.
Apresentado por alunos do Projeto Impulso, que atende crianças e adolescentes do bairro Planalto, o espetáculo de dança Sítio do Picapau Amarelo - 100 anos de Boneca Emília, eterniza uma das principais personagens da obra de Monteiro Lobato. Será às 16h deste domingo, no palco da Feira do Livro.
Já entre os bate-papos virtuais, a dica é conferir a participação da premiada escritora Natalia Borges Polesso e da patrona da feira, Alessandra Rech, no sarau crítico-reflexivo “Brasil: uma leitura política”. Será às 17h deste domingo, no YouTube da feira, por meio de live.
Outro destaque do fim de semana será o lançamento do projeto Biblioteca Humana, marcado para ocorrer às 15h deste domingo, no espaço do lounge da feira. A ideia foi fundada em Copenhagen, na Dinamarca, com o intuito de promover o contato com a diversidade humana e com a inclusão. A versão caxiense contará com quatro convidados. Neste primeiro domingo, o artista e diretor do Museu dos Capuchinhos, frei Celso Bordignon, e a proprietária do Zarabatana Café, Luci Maitelli, vão refletir sobre a experiência de conviver com a cultura. Já no dia 5 de dezembro, o tema será imigração, com participação do imigrante ganês Mustapha Iibrahim e da pesquisadora Cleodes Piazza.
Programe-se
- 11h: Esquete “Teatro Vida Sempre”- ano VIII, do Instituto Elisabetha Randon, no Palco da Feira do Livro.
- 14h: 21º Tapete Mágico - Episódio 1: esquete teatral com o grupo Tem Gente Teatrando, no YouTube da Feira, por meio de live.
- 14h: Sessão de autógrafos da obra “Incondicional- livro 01: Algemas”, de Ella Faith (Editora Virtua), no Espaço 1.
- 14h: Sessão de autógrafos da obra “Pérolas da Vó”, de Rumilda Martins da Silva (Editora São Miguel), no Local: Espaço 2.
- 14h30min: Esquete “Teatro Vida Sempre”- ano VIII, do Instituto Elisabetha Randon, no Palco da Feira do Livro.
- 15h: Apresentação do espetáculo “Temas livres”, da Cia. Molhados na Chuva, no Palco da Feira do Livro.
- 5h: Biblioteca Humana, no Lounge da Feira do Livro.
- 15h: Sessão de autógrafos das obras “Desvelando a alma”, “Nos refolhos da alma” e “Clarinha no mundo”, de Dulci Alma Hohgraefe (Editora Virtua), no Espaço 1.
- 15h: Sessão de Autógrafos da obra “A idade da paixão”, de Chico Neto (Editora Buqui), no Espaço 2.
- 16h: Projeto Impulso: Fragmento do Espetáculo Sítio do Picapau Amarelo - 100 anos de Boneca Emília, no Palco da Feira do Livro.
- 16h: Homenagem à escritora Lourdes Curra (in memoriam): contação de história “O pássaro Pintagol”, com Gica Conta e oficina de origamis com Zaira Maria Onzi de Souza, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.
- 16h: Sessão de autógrafos da obra “Como começar um grande negócio com pouco investimento”, de César Scholz Bringmann (Editora Amazon), no Espaço 1.
- 16h: Sessão de autógrafos da obra “Quase amor”, de Claiton Corrêa (Editora Virtua), no Espaço 2.
- 16h30: Apresentação do Coro Vozes da Casa, com regência de André Arrosi, no Palco da Feira do Livro.
- 17h: Sarau crítico-reflexivo “Brasil: uma leitura política”, com a patrona da feira, Alessandra Rech; e com a escritora Natalia Borges Polesso, no YouTube da feira por meio de live.
- 17h: Sessão de autógrafos da obra “A transparência do sentir”, de Cléo Medeiros (Editora Resumo), no Espaço 1.
- 17h: Sessão de autógrafos da obra “Parágrafo de uma vida”, de Ana Claudia Rodrigues de Almeida (Editora Café Pequeno), no Espaço 2.
- 17h30min: Bate-papo “Protagonismo na retomada das ações culturais pós-pandemia: diálogo entre poder público e sociedade civil”, com a secretária da Cultura de Caxias, Aline Zilli, e com a jornalista Vania Espeiorin, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.
- 18h: Sessão de autógrafos da obra “Tito- A Redenção”, de Clóvis Antonio Corrêa (Editora São Miguel), no Espaço 1.
- 18h: Sessão de autógrafos das obras “Da mesma nascente”, “Beijoquin” e “O nome do amor”, de Maria Ledir Dall Asta (Editora Alcance), no Espaço 2.
- 19h: Bate-papo “Biografia de Teixeirinha: os caminhos na construção da obra”, com o autor Daniel Feix e mediação de Siliane Vieira, no YouTube da feira, por meio de live.
- 20h: Estreia do espetáculo “Concerto das Reflexões”, do Coro Municipal com regência de Renato Filippini, no Teatro Municipal Pedro Parenti.