Dois dos principais bancos de arte de Caxias do Sul, o Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP) e o Acervo de Gravura do Campus 8 da UCS, cedem parte de suas coleções para uma exposição que passeia pela história da criação em gravuras na cidade e na região. Reunindo gravuras em metal, xilografia, litografia, serigrafia e água forte de 25 artistas, a mostra Espaço[s]-Tempo[s] pode ser conferida na sala de exposições do Centro de Cultura Ordovás, até o dia 3 de outubro.
Da obra mais antiga, uma xilogravura sem título da série Retirantes, do austríaco radicado em Porto Alegre Xico Stockinger (1919-2009), produzida entre 1956-1960, até a mais recente, Operário II, também uma xilogravura criada em 2014 pela artista visual caxiense Clara Koppe, a coletânea passeia por diferentes temáticas, tendo como eixo comum reflexões sobre a experiência humana no espaço-tempo (daí o nome da exposição).
– São gravuras que suscitam espaços de diálogo acerca de ambientes, cotidianos e eventos que atravessam tempos, de uma época longínqua a um passado próximo. Mais de meio século separam a obra mais antiga da mais recente, mas algumas questões permanecem como que suspensas: além de operários e retirantes, que corpos, seres e objetos habitam esses intervalos de tempo e distância capturados num instante pelas mãos do artista? – observa a professora de Artes da UCS Mara Galvani, uma das curadoras da exposição, ao lado de Gelson Soares, acadêmico de Artes Visuais e responsável técnico do atelier de gravura da UCS.
Assim como a fala da curadora, uma reflexão do romancista francês George Perec (1936-1982), pinçada para o texto de apresentação da exposição, também ajuda a instigar o visitante: Escrever: tentar meticulosamente reter alguma coisa, fazer sobreviver alguma coisa, arrancar alguns fragmentos precisos do vazio que se cava, deixar, em algum lugar, um rastro, um traço, uma marca ou alguns sinais.
Espaço[s]-Tempo[s] integra a programação da 15ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Além da visitação presencial, os trabalhos podem ser conferidos na plataforma digital da Unidade de Artes Visuais (https://sites.google.com/view/uavdigital).
Programe-se
O quê: exposição “Espaço[s]-Tempo[s]”, com obras do acervo do Campus 8 e do Amarp.
Artistas participantes: Alice Soares, Arlete Santarosa, Anico Herskovits, Armando Almeida, Beatriz Balen Susin, Clara Mioranza Koppe Pereira, Daniel Garcia Salvatori, Doris Paternoster, Elisabete Maria, Fernanda Garbin Comandulli, Francisco Stockinger, Glênio Diniz, Jair Dias, Juventino Dal Bó, Laca, Luís Brasil, M. Beatriz, Maria do Carmo Favero, Miriam Oliveira, Margarete Beatriz Zanchim, Marilice Corona, Orlikowski, Rafael Pagatini, Umbelina Barreto e Valdir dos Santos.
Quando: até 3 de outubro. Visitação presencial segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Onde: sala de exposições do Centro de Cultura Ordovás.
z Quanto: acesso gratuito.