A década de 1980 foi marcada tanto por uma explosão de cores e efusividade, quanto pela morbidez visual dos góticos. O longa Verão de 85, atração desta sexta-feira na última semana de exibições do Festival Varilux de Cinema Francês em Caxias, centraliza esses dois climas praticamente antagônicos em seu protagonista: um jovem de 16 anos descobrindo o amor e ao mesmo tempo apaixonado pela morte. Até mesmo a música de abertura do longa, o clássico In Between Days, do The Cure, parece carregar essa mistura de melodia feliz com letra triste (“Ontem, longe de você/Isso me gelou profundamente por dentro”).
A música tem mesmo um papel importante no filme, e a baladona Sailing, de Rod Stewart, está presente numa das cenas mais bonitas de Verão de 85. Envolvendo um walkman (um dos objetos que mais simboliza os anos 1980), a sequência foi filmada sem estar no roteiro e acabou sendo uma homenagem do diretor ao cult La Boum, de 1981.
A primeira metade de Verão de 85 carrega o clima solar que o título indica. Escrita e dirigida por François Ozon, a história acompanha Alexis (vivido por Félix Lefebvre) que, após sofrer um acidente com um veleiro, acaba conhecendo o cativante David (Benjamin Voisin). Os dois se aproximam muito e criam laços em âmbitos afetivos, profissionais, familiares, etc. Esse período de descoberta e excitação com a nova amizade é emoldurado no filme pelas belas paisagens da costa da Normandia. Algumas cenas dos passeios dos dois ao ar livre lembram as do hit de 2018 Me Chame pelo Seu Nome – até mesmo os cartazes dos dois filmes são um tanto parecidos. Outra semelhança nas duas narrativas é a proximidade do protagonista com o mundo da literatura, porém, com o perdão do trocadilho, Verão de 85 tem menos poesia para tratar desse universo.
Enquanto narra o nascimento de uma paixão adolescente, o roteiro insere cenas que seriam de um momento póstumo a isso, quando Alexis precisa se explicar para a polícia sobre algo trágico acontecido entre ele e David. É esse episódio dramático que dita os rumos do filme para um lado mais cinza, dando uma amortecida na animação do espectador. Aliás, tragédias são muito comuns nos filmes envolvendo amor LGBT, algo que tem sido alvo de críticas, afinal, o público também quer ver histórias felizes de casais diversos na telona.
Mudança
A programação do Festival Varilux de Cinema Francês em Caxias sofreu uma alteração importante em seu filme de encerramento. Por imposição da organização do festival, a exibição do clássico Acossado, de Godard, acabou sendo cancelada. No lugar dele, às 19h30min de domingo, a sala Ulysses Geremia vai exibir a comédia Minhas Férias com Patrick.
Programe-se
- Nesta quarta (10): Meu primo
Sinopse: Pierre é o executivo à frente de uma grande empresa familiar. Prestes a fechar o que parece ser o negócio do século, ele deve cumprir uma última formalidade: recolher a assinatura de seu primo, Adrien, que detém 50% das ações da empresa. Este, um sonhador afável e idealista, que costuma incorrer em gafes e constrangimentos em série, fica tão feliz em reencontrar o primo Pierre que é tomado pelo desejo de passar mais tempo na sua companhia. Para tanto, decide retardar a urgente assinatura. Pierre não tem outra opção senão embarcar ao lado de Adrien numa viagem de negócios mais do que movimentada, na qual sua paciência será posta à prova. - Nesta quinta (11): Donas da bola (2020)
Sinopse: Após se envolver numa briga, a equipe inteira de futebol da pequena cidade de Clourrières é suspensa até o fim da temporada. Com o objetivo de salvar esse pequeno clube do norte da França, que corre o risco de desaparecer, o técnico decide formar um time composto exclusivamente de mulheres para chegar ao fim do campeonato. Essa situação acabará por transformar completamente o cotidiano das famílias, abalando as convenções há muito estabelecidas naquela comunidade. - Nesta sexta (12): Verão de 85 (2020)
Sinopse: No verão em que completa 16 anos, Alexis, ao se aventurar no mar na costa da Normandia, é salvo heroicamente do naufrágio por David, 18 anos. Alexis acaba de encontrar o amigo dos seus sonhos. Porém este sonho durará mais do que um verão? O verão de 1985. - Neste sábado (13): DNA (2020)
Sinopse: Neige, divorciada e mãe de três crianças, visita regularmente Emir, seu avô argelino, vivendo agora num asilo para idosos. Ela adora e admira aquele que exerce o papel de sustentáculo da família, o homem que a criou e que sobretudo a protegeu da atmosfera tóxica que marcava o relacionamento com os pais. As relações entre os muitos integrantes da família são complicadas e a morte do avô acabará por desencadear uma tempestade familiar e uma profunda crise de identidade em Neige. - Neste domingo (14): Minhas férias com Patrick (2020)
Sinopse: Há meses Antoinette espera pelo verão e pela promessa de uma semana romântica com seu amante, Vladimir. Quando este cancela as férias planejadas pelos dois para partir para a Cévennes na companhia da esposa e da filha, Antoinette não perde muito tempo refletindo sobre a questão: decide sair atrás dele! Porém, ao chegar, não há nem sinal de Vladimir, apenas um asno teimoso que passa a acompanhá-la no seu périplo singular.