O filme de tribunal é um subgênero bastante popular no cinema, geralmente ligado a narrativas que envolvem suspense e drama. O Festival Varilux de Cinema Francês, em cartaz em Caxias do Sul na sala Ulysses Geremia, também tem um representante nessa categoria. A Garota da Pulseira, com sessão de estreia marcada para esta quarta (3), às 19h30min, foca atenções na história de uma jovem de 18 anos acusada de ter matado sua melhora amiga.
O crime aconteceu dois anos antes do tempo registrado no longa, quando a protagonista Lisa (vivida por Melissa Guers) tinha apenas 16 anos. Após uma festa na qual ela esteve presente, sua melhor amiga, Flora, amanhece esfaqueada na cama. Lisa é a principal suspeita e as provas que são trazidas à tona durante seu julgamento constroem um roteiro rico em temáticas atuais e bem presentes no universo dos adolescentes.
Ainda que seja difícil falar da obra dirigida por Stéphane Demoustier sem deixar escapar algum spoiler, precisamos citar pelos menos duas questões que surgem durante o julgamento de Liza. Uma delas diz respeito ao vazamento de um vídeo íntimo, algo que tem se tornado cada vez mais comum em narrativas que envolvem protagonistas adolescentes. E a outra obriga Lisa a dar detalhes sobre sua vida sexual. Os dois momentos se encaixam no perfil que vai sendo montado de Lisa no tribunal. Assim, o julgamento que deveria ser sobre um assassinato se transforma num julgamento sobre as escolhas "morais" da adolescente. Ser segura sobre sua sexualidade é motivo para ter seu caráter colocado em cheque? São metáforas que conectam a história com pautas recentes do feminismo, por exemplo _ um ponto positivo da obra.
Para quem tem preguiça de filmes com poucas locações, é preciso adiantar que A Garota da Pulseira é quase inteiramente ambientado no tribunal. Com um início um pouco arrastado, a narrativa passa a prender o espectador a medida que as provas contra Lisa vão sendo apresentadas ao júri. Apesar do final inconclusivo, o longa se propõe a atualizar o subgênero do filme de tribunal para temáticas bem presentes no cenário atual. Ah, a sessão também vale pela presença de Chiara Mastroianni, filha dos ícones Catherine Deneuve e Marcelo Mastroianni, que faz uma participação como a mãe de Lisa.
As sessões do Festival Varilux de Cinema Francês ocorrem até o dia 14, sempre de quarta a domingo, às 19h30min. Especialmente nesta semana haverá sessão dupla no domingo, às 16h e às 19h30min (confira abaixo). Ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (estudantes, idosos e servidores). A sala Ulysses Geremia fica no Centro de Cultura Ordovás.
Programe-se
- Dia 3/2, às 19h30min: A Garota da Pulseira
- Dia 4/2, às 19h30: Persona Non Grata
- Dia 5/2, às 19h30: A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília
- Dia 6/2, às 19h30: Donas da Bola
- Dia 7/2, às 16h: A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília
- Dia 7/2, às 19h30min: A Boa Esposa