Capitaneada pelo flautista Pedrinho Figueiredo, a ação intitulada "Violão Entre Amigos - reunidos por Lúcio Yanel" irá ao ar no próximo sábado, às 19h, no canal de Yanel no YouTube. A iniciativa busca arrecadar recursos para ajudar o violonista argentino, que há anos lida com um drama familiar envolvendo a esposa, Sueli de Fátima, que sofre de Mal de Alzheimer.
A campanha consiste na gravação de um vídeo em que oito violonistas irão executar uma música cada um - de autoria ou que tenha sido inspirada por Yanel - além de dar um depoimento sobre a importância do argentino de Corrientes para a sua formação musical. Integram o time Alessandro Penezzi, Daniel Sá, Daniel Wolff, James Corrêa, Marcello Caminha, Marco Pereira, Neuro Júnior e Thiago Colombo.
Figueiredo, que há 30 anos integra o trio do acordeonista Renato Borghetti, conta que a amizade com Yanel começou nos anos 1980, quando ambos integraram o quarteto de Luiz Carlos Borges. Além de amigos, também são parceiros em gravações como a da música Quarto do Bebê (1997), que Pedrinho compôs para a sua filha e que Dom Lúcio gravou o violão.
- Lúcio é um grande cara, tão importante na música quanto querido por todos que o conhecem. Tanto é que muitos outros músicos, ao ficarem sabendo desta ação, se prontificaram a querer participar, mas eu pedi licença e sugeri que outras viessem a ser realizadas em outro momento, com outros participantes, como o pessoal dos festivais. Assim a gente não queima tudo de uma vez - expica Pedrinho.
O material ficará no ar durante 45 dias, período em que será possível fazer doações de qualquer valor na conta bancária que estará indicada no vídeo. A ação conta com o apoio técnico da EXP Transmídia.
Durante a pandemia, Lúcio Yanel apresentou três lives pelo edital FAC Digital e lançou seu site oficial, com três cursos online em que ensina técnicas para executar no violão os ritmos sulistas como a milonga, o tango, a chacarera, entre outros.