Foi entre os meses de abril e maio, quando a pandemia ainda não tinha atingido seu auge em números, mas talvez estivéssemos no ápice do pânico e das incertezas provocadas pelo vírus, que o cineasta caxiense Le Daros começou a escrever o roteiro do curta-metragem Intocável, que estreia nesta quinta-feira no YouTube.
Estrelado pela atriz caxiense radicada em Porto Alegre Duda Andreazza, em 10 minutos o filme conta a história de Luca, uma jovem musicista que mora sozinha e passa as madrugadas em claro em meio à quarentena, na angústia de não saber o que esperar do futuro. Com o avançar da narrativa o espectador passa a entender as razões da inquietação da jovem, que tem como única companhia o violão, e as saídas que ela busca para atravessar o momento.
– Foi um movimento que fiz de me colocar no lugar destas pessoas que vivem da arte, da performance para o público, e que neste momento passam por muita insegurança, mas que precisam encarar seus medos para buscar novas saídas. A narrativa tenta passar essa angústia, ambientada numa cidade grande, onde as pessoas pouco se conhecem, num momento em que mesmo com aquelas que tu conheces tu não podes ter contato – comenta o diretor e roteirista.
Retrato quase documental da rotina de qualquer jovem solitário numa metrópole durante a pandemia, o vídeo ganha destaque também pelo caráter experimental da sua produção. Daros dirigiu o curta sem sair de Caxias do Sul, cabendo assim à atriz, também confinada em Porto Alegre, produzir as cenas e fazer os testes de luz e câmera, além de atuar sem a presença do diretor.
– Foi uma ideia que pareceu interessante e desafiadora no começo, se mostrou bem mais complicada durante a realização, com filmagens que a gente imaginou que iriam durar três ou quatro horas durarem três ou quatro dias, mas o resultado final foi muito positivo – comemora Duda, que já havia atuado em dois outros curtas dirigidos por Daros: O Grande L e Antônio e os seus.
A atriz destaca que a personagem representa muito o que foi a sua própria vida durante o período mais intenso de confinamento:
– Foi uma atuação muito natural, porque a vida da Luca (personagem) era a minha vida naquele momento. Madrugadas em claro, tocando violão, pensando em tudo e tentando manter a calma, sem querer desistir dos meus objetivos de jeito nenhum.
Além das peculiaridades de sua concepção e da qualidade técnica de todos os envolvidos – além de Daros e Duda, Arthur Bovo assina a edição e finalização –, também vale destacar a performance musical da atriz em uma das cenas e a trilha sonora original, composta e gravada por Daros.
A estreia será às 21h, pelo canal da produtora Sossegado Filmes no YouTube, com interação com os criadores pelo chat. Para quem quiser acompanhar novidades, como novas exibições ou participações em festivais, o curta também ganhou uma fan page no Facebook: @intocavelcurtametragem.
Leia também
Artistas protestam contra demora em processos da lei Aldir Blanc em Caxias
Escritor José Otavio Carlomagno lança "Tem Tatu Aí?" na Feira do Livro de Caxias
Você pode ajudar a presentear crianças e adolescentes de Caxias com livros neste Natal
Almoço rapidinho: aprenda a fazer panqueca de espinafre
Caxiense Lúcio Humberto Saretta experimenta a poesia em "O Cão e o Violão", que será lançado nesta quinta-feira
Conselho de Política Cultural divulga carta e aciona MP sobre condutas da Secretaria da Cultura
Gramado confirma dois espetáculos de Natal diários