Os clubes de comédia representam um formato de show que deu muito certo no Brasil. Não só pela preferência do público em dar boas risadas, como também pela chance de assistir a um espetáculo mais intimista, enquanto se come e se bebe ao lado de amigos na mesa. E é justamente essa característica que contribui para que apresentações nesses moldes sejam as primeiras a retomar atividades ainda durante a pandemia de coronavírus. É que o ambiente pensado para esses shows de stand-up comedy se assemelham muito ao dos restaurantes, que já estão liberados para funcionamento há algum tempo – respeitando várias regras, claro. O retorno desse tipo de espetáculo em Caxias será neste sábado (7), com a sétima edição da Noite da Comédia, no Barra Garden. A atração da noite será o humorista Cris Pereira.
– A maioria desses eventos ocorre no formato de restaurante. É um restaurante com uma pessoa fazendo um texto num palco sozinha. Então, não tem muita diferença de qualquer outro restaurante que está operando em Caxias hoje, por exemplo – comenta Bruno Vaz, produtor da Noite da Comédia em Caxias.
Outra particularidade deste tipo de evento que acabou sendo positiva neste momento é a venda de ingressos a grupos. No caso do show deste sábado, as entradas foram comercializadas de quatro em quatro ou de oito em oito.
– São pessoas que, geralmente, já convivem entre si no dia a dia. Então, evita que pessoas aleatórias fiquem sentadas na mesma mesa – explica Bruno, acrescentando que as mesas respeitarão distância mínima entre elas.
A apresentação deste sábado contará com aproximadamente 220 pessoas (entre público e prestadores de serviço). Os presentes terão a temperatura aferida na entrada do Barra Garden e poderão retirar a máscara apenas enquanto consomem bebidas ou comidas. Um dos protocolos mais importantes em vigência é a ocupação de, no máximo, 30% da capacidade dos estabelecimentos. No caso da Noite da Comédia, isso acabou gerando um aumento de cerca de 25% no valor do ingresso. Mesmo assim, as entradas para o show deste sábado se esgotaram em apenas oito dias. O sucesso faz Bruno planejar pelo menos mais três edições da Noite da Comédia em Caxias até o fim do ano.
– Esse momento de reencontro com o público é uma necessidade. O artista de palco precisa estar na presença das pessoas. Avalio como uma necessidade e uma gratidão de estar voltando com casa cheia e, com isso, sinto que a recíproca da saudade existe – diz Cris Pereira, atração principal da noite.
O artista mostrará em Caxias o espetáculo Meu Nome Não é Jorge, que faz referência a seu personagem mais popular, o Jorge da Borracharia. Cris conta que o nome do show faz alusão à frase que ele mais repete ao ser abordado por fãs, que sempre confundem criador com criatura. A montagem é ainda uma maneira de o humorista celebrar o personagem que o tornou reconhecido, além de se autodesafiar no palco.
– Há muito tempo queria sair da minha zona de conforto que é a criação de personagens e fazer algo de cara limpa – justifica.
No palco, Cris revela um pouco de sua trajetória antes e depois da criação do Jorge. Com 25 anos de trajetória nos palcos, foi há cerca de 12 anos que ele viu sua vida mudar por conta de um borracheiro romântico que caiu nas graças do público. Sucesso absoluto que, conforme reflete Cris, tem a ver com a verdade do personagem:
– O Jorge é muito puro, ele quebrou paradigmas, ele fala de amor, de relacionamento, de aceitação, de se amar primeiro. Ele levanta a bandeira de que não importa a opinião do outro, o que importa é o que está dentro de ti. O Jorge fala de amor num mundo onde as pessoas não falam mais tanto de amor.
Leia também
Saiba como se inscrever para o workshop sobre direção de fotografia, oferecido pelo CineSerra
Na Cozinha: para surpreender o paladar, wraps de parma e rúcula
Projeto Nó realiza financiamento coletivo para álbum visual
A arte não para #22: Madhavah Botogoske prepara um livro para celebrar os saberes ancestrais
Projeto pretende valorizar legado artístico do caxiense Alfredo Bedin