Se em anos anteriores a dúvida que pairava era quanto ao local onde seria a realizada a Feira do Livro de Caxias do Sul, em 2020 a discussão se deu sobre a sua própria realização, incerta até meados de outubro, por conta da pandemia. O decreto emitido em outubro pelo governo do Estado, liberando a realização de eventos culturais, permitiu, enfim, a confirmação da feira pela Secretaria Municipal de Cultura, mesmo num momento em que os índices de contágio por covid-19 voltam a ser alarmantes. Por isso, precaução e cautela marcam a 36ª edição da feira literária, que se inicia nesta sexta e seguirá até 13 de dezembro, na Praça Dante Alighieri.
Com o tema “Leitura, prazer e liberdade”, a feira terá cerimônia de abertura apenas para convidados às 18h30min, com a participação do patrono, Dinarte Albuquerque Filho, e do amigo do livro, Paulo Roberto Fogaça. Após o tradicional toque da sineta que formaliza o início do evento, haverá apresentação da banda Rota Lunar. Ao longo dos 17 dias de programação, além das apresentações artísticas o público poderá passear por 28 bancas, que irão comercializar livros com até 20% de desconto. Caso Caxias entre na bandeira vermelha do distanciamento controlado ao longo do período da feira, os shows estarão suspensos, porém a comercialização seguirá normalmente. A comissão organizadora ainda não definiu se, neste eventual cenário, serão mantidos os lançamentos com sessões de autógrafos:
– É uma questão que ainda estamos alinhando. Em tese teriam de ser suspensas, mas são atividades que não reúnem tantas pessoas e são mais fáceis de controlar – destaca Cássio Felipe Immig, diretor do Departamento do Livro e da Leitura da SMC.
Como parte do protocolo de segurança sanitária, além do espaçamento entre as bancas, do monitoramento de lotação dos espaços abertos e fechados (limitada a um terço da capacidade de acordo com o PPCI) e da orientação para o cumprimento do uso de máscara, haverá totens com dispensers de álcool gel espalhados pela praça.
– Tudo o que está ao nosso alcance em termos de estrutura nós estamos fazendo, mas não temos gerência sobre o comportamento das pessoas. Por isso precisamos contar também com o bom senso dos nossos visitantes, para que venham à feira, mas não deixem de tomar os cuidados necessários – complementa Immig.
Além da programação presencial, as atividades virtuais, como oficinas, palestras e bate-papos, terão transmissão pelo Facebook @FeiradoLivrodeCaxiasdoSul e pelo YouTube (canal Feira do Livro de Caxias do Sul).
CONCERTO
No sábado, às 11h, a Orquestra Municipal de Sopros apresenta o Concerto de Abertura da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que marca o reencontro do grupo com o público, na Praça Dante Alighieri. Será uma apresentação marcada por homenagens no repertório, com obras do compositor Edmundo Villani-Côrtes, que completou 90 anos em novembro. Outro que receberá tributo é o ator Sean Connery, morto em outubro, com o tema “James Bond Suite”, que reúne trilhas sonoras da série 007. A orquestra também irá brindar o público com obras de Stevie Wonder, Dorival Caymmi e Ary Barroso, entre outras.
Leia também
B-boys de Bento participam de encontro dedicado à cultura hip hop em Carazinho
Neste domingo, Garibaldi mostra ao público primeiro projeto aprovado via lei Aldir Blanc
Grife caxiense participa do Brasil Eco Fashion Week
Com temática feminista "A Boa Esposa" terá exibição em Caxias neste domingo, no Festival Varilux
André Costantin: SP Babilônia
Farroupilha criou edital para aplicar recursos da lei Aldir Blanc em decoração de Natal