Depois do resultado das eleições de 2018, o ator e produtor cultural Darlan Gebing sentiu um chamado interno. Havia uma sensação de perda, como se grades imaginárias imediatamente ganhassem formas ao redor dele. Uma inquietação que foi crescendo, se conectando a outros fatores internos e externos, até ganhar formato artístico por meio da experiência teatral online [Em]². O trabalho será apresentado ao público neste sábado (24), com financiamento do edital FAC Digital - RS.
– Nas eleições de 2018 me vi pela primeira vez com a minha liberdade cerceada. Senti que tinha algumas coisas no meu país que eu não poderia fazer – conta o artista de 23 anos.
No caminho até a criação do espetáculo de 20 minutos que o público poderá conferir por meio do YouTube, Darlan encontrou outras temáticas e acabou definindo que queria falar sobre liberdades e prisões. A situação política pode ter sido o primeiro gatilho, mas outras percepções também se amplificaram com a chegada da pandemia e com a necessidade do distanciamento.
– Parece que a pandemia só justificou a necessidade de se falar sobre este tema, porque nos encontramos todos de alguma forma mais presos, pelo menos de forma física, mais condicionados a um quadrado – justifica o ator.
Além disso, [Em]² também traz muitos outros aspectos íntimos do artista – que escreveu o roteiro e, em cena, alia performance à manipulação de câmera e execução de trilha. Aliás, foi no quarto e universo particular de Darlan que a montagem foi concebida e será mostrada ao público. Alguns elementos originais do ambiente também foram utilizados em cena, como os “post it” que o ator costuma pendurar pelas paredes para lembrar dos compromissos. Até mesmo algumas descobertas da terapia acabaram virando elementos que conectam Darlan com Lucas, o personagem do monólogo.
– Criei dentro do meu quarto, ouvindo as minhas dores, então, ficaram muitos elementos do Darlan no espetáculo. Discute um pouco também de como lido com as redes sociais, outras prisões, assim como nosso ego. Também tem muita escuta no espetáculo, muitos relatos de vida de amigos e outras pessoas – aponta.
Nesse processo de externar todas essas questões, Darlan contou com a primordial parceria da diretora Márcie Vieira. Para definir discursos e formatos, a dupla realizou cerca de 20 reuniões online, que duravam de três até cinco horas. Uma longa jornada de muita troca e aprendizado.
– A Márcie trouxe um embasamento teórico gigantesco, me trouxe forma, possibilitou que eu colocasse todos aqueles anseios em cena. Ela também trabalha muito com questões de gênero e já por isso tem uma sensibilidade de se colocar no lugar do outro muito ampla. Então, ela sempre traz elementos muito humanos na prática artística dela – elogia Darlan.
[Em]² foi gravado e será apresentado no formato de vídeo. Mas, apesar do flerte com a linguagem do cinema, Darlan e Márcie consideram o espetáculo genuinamente teatral. Até por isso, planejam outras apresentações online que sejam ao vivo e, quem sabe num futuro próximo, um encontro com o público.
Programe-se
:: O quê: apresentação digital do monólogo “[Em]²”, com performance de Darlan Gebing e direção de Márcie Vieira.
:: Quando: neste sábado (24), às 19h.
:: Onde: no canal de Youtube de Darlan Gebing.
:: Quanto: acesso gratuito.
Leia também
Artista pernambucano Bozó Bacamarte traz sua arte cosmopolita e regional a Caxias
Nuances da moda: Véra Stedile Zattera garimpa a história dos alinhavos da trajetória de um povo
Nivaldo Pereira: conexões em escorpião
Pedro Guerra: Saturno me fez assim
Discutindo a temática LGBT+, documentário "Bem-vindo a Caxias do Sul" estreia nesta sexta
A arte não para #20: Jonas Piccoli faz literatura das memórias de infância
Músico Gabrre lança disco nesta sexta