Um dos livreiros veteranos da Feira do Livro de Caxias, Fernando Berti Rodrigues foi taxativo em apontar o primeiro fim de semana da 35ª edição como o melhor dos últimos 10 anos. Ele tem propriedade para avaliar a movimentação de público e vendas, já que participa da programação há pelo menos três décadas. Na banca da livraria da qual é proprietário, Colecionador, foram cerca de 600 títulos comercializados entre o meio-dia de sexta e às 15h30min deste domingo, número que merece ser comemorado. Num total, a organização da feira contabilizou 10.708 livros vendidos entre o meio-dia da sexta e às 19h deste domingo. Já o público registrado da praça Dante Alighieri foi de mais de 43 mil pessoas (ano passado foram 37 mil).
Leia mais:
Aberta oficialmente 35ª Feira do Livro de Caxias
Centro de Caxias do Sul vira o reduto dos leitores
35ª Feira do Livro de Caxias do Sul terá participação de 74 escritores
— Está surpreendente, ainda mais se levarmos em conta a crise do livro — comemorou Berti.
No Colecionador, os títulos mais procurados foram os da chamada literatura utilitária, mostrando que os interesses dos leitores desviaram somente do entretenimento nos últimos anos. O mais vendido até este domingo na banca era Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho, primeiro livro de Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico.
- Outro livreiro otimista com a movimentação do primeiro fim de semana da feira era Germano Weirich, da Do Arco da Velha:
— Sexta foi mais ou menos parecido com a primeira sexta do ano passado, mas o sábado foi equivalente a um sábado de início de mês pagamento — comparou ele, com expectativas de vendas ainda maiores para o próximo fim de semana da feira, quando a maior parte das pessoas já terá recebido.
Entre os títulos mais vendidos na Do Arco da Velha estava Escravidão - Volume 1, primeira parte da trilogia recém-lançada por Laurentino Gomes sobre a trajetória do tráfico de cinco milhões de escravos africanos trazidos para o Brasil. Outra atração em praticamente todas as bancas são as caixas de saldos em promoção. Uma boa pedida para quem gosta de garimpar título em promoção é justamente comparecer nos primeiros dias de feira, quando a oferta é maior.
— Estamos com muita venda de saldo, a valores de R$ 9,90 e R$ 14,90 — apontou Weirich.
A dona de casa Karine Constante Rodrigues, 30 anos, integrou o time dos que foram aproveitar as ofertas do primeiro fim de semana da 35ª Feira do Livro. Por volta das 15h deste domingo, a leitora circulava por lá com três compras e uma sacola cheia de livros já lidos, que ela iria trocar por outros. Natural de Jacinto Machado (SC), ela passou a frequentar feiras do livro somente depois que se mudou a Caxias. Na tarde ensolarada de domingo, aproveitou para buscar títulos que gosta — romances e suspenses estão entre os preferidos — e ainda para incentivar o marido e a filha de seis anos no acesso ao universo das letras.
— Só neste ano, acho que li uns cinco livros — contou, orgulhosa.
— Vejo ela sempre com um livro na mão — confirmou o marceneiro Jureci Bormann, 43, marido de Karine.
Uma das constatações do público era de que, neste ano, a disposição das bancas deixou o ambiente mais aberto, mais claro. Com acesso facilitado, o setor infanto-juvenil era um dos mais movimentados durante a tarde de domingo. Além do público expressivo que conferia as contações de histórias no espaço montado no caminho que liga o palco principal ao setor, as bancas também registravam intensa movimentação de pequenos leitores acompanhados de seus pais. Era o caso de Davi Grandi, que com apenas cinco anos já estava escolhendo títulos de seu agrado.
— Gosto dos de aventura — sentenciou, com um título nas mãos.
— A gente costuma contar história toda noite para ele. Eu também sempre gostei muito de ler — apontou a mãe, Monica Grandi, 40, garantindo a importância do exemplo que vem de casa.
Programação nesta segunda
:: Palco Principal
8h30min às 11h - Contação de histórias com Roger Castro e Laurinha Schimitt
13h30min às 17h - Contação de histórias com Roger Castro e Laurinha Schimitt
14h - Apresentação musical Grupo "Era uma vez ...Dó, Ré, Mi" - Apoio Na Ponta do Lápis - Espaço da Criança.
:: Palco Infantojuvenil
8h30min às 11h - Contação de histórias com Roger Castro e Laurinha Schimitt
13h30min às 17h - Contação de histórias com Roger Castro e Laurinha Schimitt
:: Casa 35
15h30min - Oficina de Fanzine - Alunos e professor do Design da UCS
19h às 21h - Evento Comemorativo 100 anos da Bauhaus - Campus 08 - UCS
:: Teatro Pedro Parenti
14h15min - Passaporte da Leitura com o escritor Edimilson de Almeida Pereira - EMEF Érico Veríssimo e EMEF Gov. Leonel Brizola.
15h30min - Passaporte da Leitura com o escritor Edimilson de Almeida Pereira - EMEF José Protázio Soares de Souza, EMEF Paulo Freire
:: Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer
14h às 16h - Oficina "Licença Poética", coordenação Luciane de Moura
:: Café da Velha
20h - Órbita Literária nº 298
Tema: As lavouras de Nassar e de Carvalho
Painelista: Marcelo Mugnol
Curadoria Literária: Nil Kremer
Leia também:
Orquestra de Garibaldi recebe cantora Camila Lopez para tributo a Elis Regina
Tina Felice abre mostra na Galeria Arte Quadros, em Caxias
Pedro Guerra: desculpa, é que sou libriano
Conheça a coleção primavera verão da grife La Thereza
Nivaldo Pereira: a luz da poesia