“Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem”. O veterano escritor Stephen King não hesita ao afirmar que nossos maiores medos, assim como as paixões, estão sempre à espreita, em nosso interior, apenas esperando uma brecha para se manifestar. E convenhamos: ninguém melhor que o autor de O Iluminado e It - A Coisa para garantir que, em última instância, toda história de horror é recheada de múltiplos sentimentos, inclusive de amor.
É com essa reflexão na ponta da língua que o estreante Juliano Furlanetto apresenta ao público a coletânea de contos O Pacto, com sessão de autógrafos neste domingo (14), em Bento Gonçalves. São 12 pequenas narrativas que, mesmo mergulhadas num mundo sobrenatural em que criaturas malignas atormentam pessoas fragilizadas pela vida, mostram que não há nada mais humano do que as emoções.
— As histórias de terror são sempre movidas por algum tipo de amor. O medo, em si, é resultado de vários sentimentos — afirma o escritor, categoricamente.
Seja no conto do empresário falido que vendeu sua alma para ter a vida perfeita de volta, da fã obcecada que fez seu ídolo de refém ou da estranha doença que deixou todos os cães violentos, o livro oferece uma linguagem simples e com boa dose de diálogos. Ou seja, indicado para diversos públicos, tanto para quem busca entretenimento literário quanto para os que desejam explorar camadas mais subjetivas.
Outro trunfo da narrativa são os plot twists, aquelas famosas reviravoltas de enredo que surpreendem o leitor, ao melhor estilo O Sexto Sentido. Nada de finais redentores ou de “felizes para sempre”.
— Eu gosto de desfechos que surpreendam o público, porque a vida não é assim. Nem sempre estamos felizes, nem tudo dá certo no final — justifica.
O Pacto marca a primeira aventura solo de Furlanetto no mercado literário. Com 30 anos de idade, 16 de escrita e participação em coletâneas, o autor já trabalha na finalização do segundo livro: um romance policial que deve ser lançado em 2020. Mais uma boa notícia para os leitores de plantão.
Incentivo
A publicação de O Pacto foi viabilizada pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. O projeto foi um dos 25 contemplados do edital 2018, que destinou mais de R$ 660 mil para iniciativas culturais.
PROGRAME-SE:
:: O quê: lançamento do livro O Pacto, de Juliano Furlanetto.
:: Quando: neste domingo (14), às 15h30min.
:: Onde: Aquarela Livraria e Papelaria (Avenida Planalto, 1115, em Bento Gonçalves).
:: Quanto: durante o lançamento, livro à venda por R$ 30.
:: Informações: pelo telefone (54) 3701-0870.